Melô do Cebezão

05/02/2016 às 21:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Você pensa que confete é chuva?

Você acha que ZCIT é ZACAS? Que confete é chuva?

Então, aprenda um pouquinho de meteorologia e divirta-se neste Carnaval cantando o Melô do Cebezão!

 

Aí vão pequenas explicações para entender a brincadeira da letra.

 

Cb é a abreviatura internacional da nuvem cumulonimbus, aquela que dá raios, trovões, que provoca os temporais. Então, temos o CB, cebê, e o cebezão.

 

ZCIT é a abreviatura de Zona de Convergência Intertropical. Este é principal sistema meteorológico que provoca chuva no verão em grande parte do Nordeste, inclusive no sertão. Aí, ZCIT virou ZECITI.

 

ZCAS é a abreviatura de Zona de Convergência do Atlântico Sul. Este é o principal sistema meteorológico que provoca muita chuva, por vários dias seguidos sobre grande parte do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte. Foi a ZCAS que deu parte da chuvarada de janeiro, que baixou a nossa conta de luz.

Aí, ZCAS ficou ZACAS.

 

Entenda a diferença entre ZCAS e ZCIT 

 

O que é o miolo de um ciclone extratropical? É o seu centro, o seu núcleo. Uma das principais diferenças básicas entre um ciclone extratropical e os tufões e os furacões é justamente a temperatura do seu núcleo. Tufões e furacões, que são genericamente chamados de ciclone, têm núcleos quentes. O ciclone extratropical tem núcleo frio.

 

Divirta-se com o Melô do Cebezão neste Carnaval! A letra foi feita por meteorologistas da Climatempo. Antigas e conhecidas marchinhas de Carnaval serviram de base para a letra meteorológica.

 

 

 

 

Previsão para os desfiles em São Paulo

 

Confira a previsão especial para os desfiles do Rio de Janeiro

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

36°
max

10mm / 90%