Brasília poderá ter o fevereiro mais quente em 55 anos

18/02/2016 às 23:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sexta pode ter recorde de calor

Recorde de calor

A sexta-feira, e também o fim de semana, prometem ser com muito sol, calor e pouca chuva na região do Distrito Federal. A tarde desta sexta poderá ser a mais quente do ano em Brasília. Até agora, a maior temperatura em 2016 é de 31,4°C, no dia 11 de fevereiro.

 

Fevereiro mais quente da história

Fevereiro de 2016 poderá ser o fevereiro mais quente já registrado em Brasília, em 55 anos, desde 1961, quando o Instituto Nacional de Meteorologia iniciou a medições meteorológicas na cidade.

A média das temperaturas máximas até agora, em 18 dias, foi de 30,1°C, 3,4°C acima de média Climatológica que é de 26,3°C. A média das temperaturas mínimas foi de 18,8°C, valor 1,4°C acima de média climatológica que é de 17,4°C.

Por enquanto, as madrugadas de fevereiro de 2016 são comparáveis às de fevereiro de 2010, quando a média das temperaturas mínimas foi de 18,9°C. Mas Brasília nunca teve tardes de fevereiro tão quentes como este ano. A tabela mostra as médias das temperaturas mínimas e máximas na capital federal nos últimos 10 anos.

 

 

 

Por que tanto calor?

As tardes quentes demais em Brasília neste fevereiro podem ser explicadas pela forte redução da frequência da chuva. Muito diferente de janeiro, que foi marcado por excesso de chuva e de nuvens, fevereiro está sendo com pouca chuva e menor quantidade de nebulosidade.

Segundo o Inmet, em 18 dias choveu 51,3 mm, sendo que a média para fevereiro é de aproximadamente 215 mm. A chuva até agora está 76% abaixo da média histórica e a perspectiva até o fim do mês não é das mais úmidas e nem frescas.

Isto é um efeito da intensificação sobre o Brasil do sistema de alta pressão atmosférica do Atlântico Sul, conhecido como ASAS. Sistemas de alta pressão deixam o ar mais seco. A redução da umidade no ar diminui a nebulosidade e consequentemente a chuva.

 

 

 

Sol de maio em fevereiro

Com menos nuvens e menos chuva, a região de Brasília tem tido mais horas com sol forte do que seria o normal para fevereiro. Tecnicamente a insolação em fevereiro de 2016 está acima do normal. A insolação é o número de horas de sol.

Segundo o Inmet, em 18 dias Brasília teve 140,1 horas de sol, quase toda a insolação média para fevereiro que é de 157,5 horas (média histórica de 1961 a 1990). É a quarta menor média de insolação no ano. Os meses com menos sol (e com mais chuva) são dezembro, janeiro, novembro e fevereiro.

A média diária de insolação em fevereiro até agora foi de 7,8 horas. Se este valor médio também ocorrer nos 11 dias que faltam para completar o mês, Brasília fecharia fevereiro com um total de aproximadamente 226 horas de sol. É como se os brasilienses estivessem vivendo em maio, época de pouca chuva e muito sol. A média de insolação para maio é de 234 horas.

 

Previsão para o Centro-Oeste

 

 

Calor e pouca chuva

A perspectiva até o fim do mês não é das mais úmidas e nem frescas.

Há previsão de pancadas de chuva até o fim do mês, mas de curta duração, em poucas áreas da região e em geral com uma probabilidade de ocorrência de média para baixa.

A projeção até o fim do mês é de que as temperaturas máximas variem em geral de 31°C a 32°. Se isto se confirmar, a média final das máximas poderá ficar até acima dos 30,1°C atuais.

 

Confira a projeção de chuva para 15 dias no Brasil

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%