Sudeste - tendência para o outono

15/03/2016 às 14:55
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/03/2016 às 15:53

Oferecimento
SP pode esfriar já em abril

 

 

Sudeste – tendência para o outono

O outono começa oficialmente no dia 20 de março, à 1h30, pelo horário de Brasília. Uma das principais mudanças que ocorre no Sudeste durante o outono é brusca redução do volume médio de chuva.

Os mapas mostram a média de chuva normal (climatologia) para janeiro no Brasil e para abril, o começo do outono. Em janeiro, as médias de chuva superam os 250 mm em grande parte do Sudeste. Em abril, as médias de chuva não passam dos 150 mm, em praticamente toda a Região.

 

 

 

 

É também durante o outono que as massas polares mais fortes e mais extensas começam a chegar com Brasil, com força suficiente para causar baixas temperaturas também no Sudeste.

O outono de 2015 foi com pouco frio. Nas capitais do Sudeste, o mês mais frio foi maio, quando a temperatura média máxima nas quatro capitais ficou abaixo da média Climatológico.

O outono de 2016 começa com a influência de um El Niño moderado e enfraquecendo e deve terminar numa situação de normalidade da temperatura das águas do Pacífico Equatorial. Este ano, o frio no Sudeste chega na hora certa.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%