Nordeste - tendência para o Outono

16/03/2016 às 16:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
El Niño atrapalha ciclo da chuva

O outono começa oficialmente no dia 20 de março, à 1h30, pelo horário de Brasília. Para a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, a porção mais ao sul da Região Norte e também parte do interior do Nordeste, o outono é caracterizado por forte redução da frequência e do volume de chuva. Mas para as áreas do norte e leste do Nordeste, próximas ao litoral, o outono é época de aumento de chuva.

Nas capitais da costa leste nordestina, de Salvador  a Natal, as médias de chuva de abril e maio são as mais elevadas do ano. Em Fortaleza, Teresina e São Luís, abril é um dos meses mais chuvosos do ano.

É no outono que começam a surgir os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), entre eles, as Ondas de Leste, que trazem muita chuva para a costa leste do Nordeste. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também tem muita atividade na costa norte do Nordeste. Mas é assim em anos normais, porém, o outono de 2016 acontece ainda sob a influência do El Niño que enfraquece atuação da ZCIT e dos DOLs.

 

O meteorologista Alexandre Nascimento comenta como deve ser o outono de 2016 no Nordeste

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

23°
min

32°
max

15mm / 90%

Teresina - PI

24°
min

32°
max

12mm / 90%