Previsão para o feriado da Páscoa

23/03/2016 às 18:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/03/2016 às 15:53

Oferecimento
Calor predomina no país

O feriado prolongado de Páscoa terá influência de um sistema de baixa pressão no centro-sul do Brasil. Este sistema se desloca ao longo do feriado de Páscoa levando chuva forte e tempestades para áreas do sul de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até domingo (27), grandes volumes de chuva (de 100 mm a 150 mm) devem ser acumulados nas áreas de fronteira com o Paraguai e sobre várias regiões dos três estados do Sul do Brasil. Em algumas cidades, a chuva do feriado prolongado poderá superar a média Climatológica do mês de março.

 

 

 

 

Região Sul

Toda a Região fica sujeita a temporais. Nuvens muito carregadas passam sobre o Sul durante o fim de semana prolongado por causa da passagem de uma frente fria e de um forte sistema de baixa pressão atmosférica.

Na sexta-feira, quase toda a Região terá predomínio de céu nublado. Há previsão de muita chuva a qualquer hora do dia, com risco de temporais e de  fortes rajadas de vento que podem passar dos 60km/h.

No sábado, com o deslocamento do sistema de baixa pressão a maior parte do sul do Brasil ainda fica sujeito a chuva e ventos fortes, inclusive nas áreas de Serra, Planaltos gaúcho e catarinense. No centro-norte do PR ainda chove a qualquer hora pela manhã, mas a chuva vai parando durante a tarde. No oeste paranaense e em Uruguaiana o dia fica nublado e com garoa. A temperatura fica amena.

O domingo de Páscoa, começa com tempo instável no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, mas cidades das serras gaúcha e catarinense, o dia fica nublado e com garoa. Nas demais áreas gaúchas, o sol aparece entre muitas nuvens e chove várias vezes ao longo do dia, exceto em Uruguaiana onde só chove pela manhã. No leste de Santa Catarina e do Paraná, apesar da grande quantidade de nuvens o sol aparece e não chove. No oeste catarinense e paranaense, pode haver nevoeiro no início da manhã, mas o sol predomina e o tempo fica firme no restante do dia.

 

Região Sudeste

Na Sexta-feira Santa, dia da Paixão de Cristo, o oeste de São Paulo e cidades que fazem divisa com o Paraná ficam sujeitos a temporais, por causa da influência de fortes áreas de instabilidade de um sistema de baixa pressão que estará avançando sobre o Sul do Brasil. Na capital, o dia começa com muitas nuvens e abafado, com previsão de chuva a partir da tarde e que pode ser forte. Rio De Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo terão sol e calor, com pancadas de chuva à tarde que por vezes podem ser fortes em algumas localidades.

No sábado, ar seco ganha força e deixa o tempo firme na região do vale do Jequitinhonha, no nordeste de MG. O calor será intenso em todo o norte mineiro. Áreas de instabilidades provocam chuva a qualquer hora do dia no Triângulo Mineiro e em todo o centro-oeste e sul de MG e em São Paulo.  Nas demais áreas do Sudeste, sol, calor aumento de nuvens e pancadas de chuva a partir da tarde.

No domingo de Páscoa, a Grande São Paulo, todo o centro, norte e leste de São Paulo, o Sul e o Triângulo Mineiro terão muitas nuvens o dia todo e chuva a qualquer hora, mas com alguns períodos com sol. Tempo firme, sem chuva, no oeste e sul de SP, na região do Vale do Rio Doce e do Jequitinhonha, em e Minas Gerais e no norte do Espírito Santo. Nas demais áreas, sol, calor aumento da nebulosidade e pancadas de chuva à tarde e à noite, inclusive no Rio de Janeiro. Há previsão de raios e em alguns momentos pode chover forte.

 

Região Centro-Oeste

Sexta-feira Santa será de alerta para chuva e ventos fortes em Cuiabá e no sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Um forte sistema de baixa pressão que estará passando sobre o Paraguai espalha nuvens carregadas sobre estas regiões. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o dia será com sol, aumento de nebulosidade e condições e pancadas isoladas de chuva com raios à tarde e à noite. Há risco de chuva forte intensidade em algumas localidades.

No sábado, as nuvens carregadas se afastam de Mato Grosso do Sul e do sul de Mato Grosso. O sol reaparece no decorrer do dia. Cuiabá pode ter alguma chuva pela manhã. O tempo fica firme em Campo Grande. Nas demais áreas do Centro-Oeste, nuvens carregadas voltam a se formar, o sol aparece de vem em quando e chove várias vezes ao longo do dia.. Há risco de raios e de pode chover com moderada a forte intensidade em alguns momentos.

Domingo de Páscoa com tempo instável na maior parte do Centro-Oeste. O ar quente e úmido forma nuvens carregadas ao longo do dia e há previsão de chuva isolada principalmente entre a tarde e a noite. Por causa do calor, há risco de temporais isolados. Só não deve chover no Mato Grosso do Sul e no oeste de Mato Grosso.

 

Região Nordeste

A Sexta-feira Santa será com sol e chuva a qualquer hora do dia no litoral norte da do Nordeste, do Maranhão ao Rio Grande do Norte. Pelo interior do Maranhão, Piauí e Bahia, o calor e alta umidade provocam pancadas de chuva com raios a partir da tarde. Nas outras áreas do Nordeste, o sol fica forte o dia todo, mas chove rápido.

No sábado, instabilidades vindas do mar provocam várias pancadas de chuva na costa norte e no leste do Nordeste, mas o sol aparece na maior parte do dia. Muito sol e calor em quase todo o interior do Nordeste. Pancadas de chuva voltam a ocorrer a partir da tarde no oeste da Bahia, no interior do Maranhão, no norte e centro-sul do Piauí.

No domingo de Páscoa, o sol aparece em todo o Nordeste e só não deve chover no sertão de Pernambuco, do Piauí, no centro-norte e sul da Bahia. Nas demais áreas, sol, calor e chuva nas outras áreas.

 

Região Norte

Na sexta-feira, o tempo fica carregado, com pancadas de chuva intercaladas com períodos de sol na maior parte da Região Norte. Há risco de raios e de chuva forte.

Sábado nublado com chuva no Acre e extremo sul do Amazonas. Em Boa Vista (RR), tempo firme. Nas demais áreas da Região Norte, o calor e a umidade do ar elevada formam nuvens carregadas que se espalham por todas as áreas, provocando várias pancadas de chuva que por vezes podem ser fortes.

No domingo de Páscoa, o tempo segue instável no Norte do País. Várias pancadas de chuva acontecem ao longo do dia por toda a Região. Há risco de chuva forte.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

23°
min

29°
max

10mm / 90%

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%