Chuva diminui no PR, mas continua em SC e no RS

25/03/2016 às 18:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Baixa pressão provoca ressaca

Chuva diminui no PR, mas continua em SC e no RS

Uma forte área de baixa pressão atmosférica passa sobre o Sul do Brasil deixando toda a Região com grande quantidade de nuvens e chuva.

A chuva não deu trégua no feriado da Sexta-feira Santa e grandes volumes foram acumulados. A chuva acumulada no período de 24 horas, entre 17 horas do dia 24 e 17 horas superava 60 mm em muitas áreas.

 

A  sequência de imagens de satélite no modo visível mostra a nebulosidade sobre a Região Sul. As nuvens aparecem como manchas em tons de cinza. Observe como a massa de nuvens tende a fazer um movimento de giro no sentido horário, da esquerda para direita.

 

 

 

Este movimento no sentido horário acompanha o giro dos ventos em torno do centro de baixa pressão (B)

 

 

 

Neste sábado, o centro de baixa pressão avança sobre o Rio Grande do Sul e nesta posição vai manter a nebulosidade e a chuva volumosa sobre o estado e também sobre o sul de Santa Catarina. Os ventos provocados pela baixa pressão trazem a umidade do mar para o interior da Região Sul alimentando as nuvens com mais ar úmido, o que provoca mais chuva.

No Paraná, a chuva diminui neste sábado, mas o estado permanece nublado.

 

A nebulosidade e a chuva no Sul diminuem no decorrer do domingo, quando o centro de baixa pressão começar a se deslocar para o mar.

 

Ressaca

Os ventos constantes e moderados provocados pela baixa pressão atmosférica deixam o mar agitado no litoral da Região Sul. A situação e de alerta no fim de semana para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e em parte do litoral catarinense.

 

Confira o alerta de ressaca!

 

Confira as ondas em cada praia no Climasurf