Semana de calor em São Paulo

29/03/2016 às 11:34
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pancadas de chuva continuam

 

A população da Grande São Paulo enfrente mais um dia de calor. Os termômetros durante a tarde desta terça-feira voltam a marcar valores em torno dos 30°C e esse calor vai continuar pelo menos até o próximo fim de semana.

Por enquanto, é o calor que manda nestes últimos dias de março. Não há previsão de queda da temperatura ao longo da semana para capital paulista e para a Grande São Paulo. Não há previsão de passagem de frente fria pelo litoral pelo menos até o domingo, 3 de abril. Por causa do ar úmido e quente que ainda predomina sobre São Paulo, as pancadas de chuva vão continuar ocorrendo a partir da tarde.

 

O mês de abril vai começar quente, mas não está acontecendo nenhum fenômeno meteorológico que está mantendo a temperatura alta.

O outono começou no dia 20 de março, mas só no calendário. Não é correto dizer que “em pleno outono ainda temos calor de 30°C em São Paulo”. Isto nem faz sentido porque o outono acabou de começar e  atmosfera não esfria instantaneamente. É preciso dar tempo para que as semanas passem e o Hemisfério Sul vá sendo menos aquecido pelo sol. Praticamente toda a América do Sul ainda está com o ar do verão, quente e úmido. O calor do verão está armazenado na atmosfera também sobre o Brasil. Várias massas polares terão que chegar ao centro-sul do Brasil para se misturar ao ar quente e aos poucos ir esfriando a atmosfera.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%