Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Cavado aumenta a chuva no Sudeste

30/03/2016 às 18:01
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/03/2016 às 19:47

Não tem nenhuma frente fria para passar pelo Sudeste do Brasil, mas as condições para chuva vão aumentar nesta quinta-feira com o deslocamento de um cavado.

O ar continua quente e com a umidade do ar elevada na maioria das áreas do Sudeste, a passagem do cavado vai facilitar a formação de nuvens carregadas nesta quinta-feira. As condições para pancadas de chuva aumentam por todo o Sudeste, até no Espírito Santo e em parte do norte de Minas Gerais, regiões que estão muito secas, mesmo assim, a chuva será mais frequente e volumosa sobre São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul e no sudoeste de Minas Gerais.

Pode até chover forte, mas a chuva não será generalizada e nem vai se prolongar por muitas horas.

 

 

 

Calor e menos chuva para o fim de semana

Mas quem quer mais chuva terá uma decepção no fim de semana. Após a passagem do cavado, um sistema de alta pressão ganha força sobre o Sudeste e vai diminuir a umidade e as condições para chuva no fim de semana. O primeiro fim de semana de abril no Sudeste promete calor, sol e praia, mas pouca chuva.

 

O mapa mostra a estimativa do volume de chuva sobre o Sudeste em 5 dias, até 4 de abril de 2016. Os tons avermelhados representam volumes de chuva que não devem superar os 30 mm acumulados.

 

 

O que é o cavado?

Um cavado é uma região na atmosfera onde há uma tendência da queda da pressão do ar. A influência de um cavado é semelhante a de uma área de baixa pressão atmosférica e facilita a formação de nuvens carregadas com potencial para provocar chuva.

 

Nos mapas de vento e de pressão atmosférica analisados diariamente pelos meteorologistas, o cavado aparece como uma região onde a pressão do ar está menor do que outras áreas próximas e os ventos tendem a girar no sentido horário, como na baixa pressão.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica a passagem do cavado pelo Sudeste

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    18/02
  • Nova
    26/02
  • Crescente
    04/02
  • Cheia
    10/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09