Mais calor e ar seco no Centro-Oeste

01/04/2016 às 11:17
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Recorde de calor em Cuiabá

Recorde de calor em Cuiabá

A tarde de 31 de março foi mais quente deste ano até agora em Cuiabá, capital de Mato Grosso. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima foi de 36,7°C. O recorde anterior era de 36,0°C em 18 de março.

A nebulosidade e a chuva diminuíram sobre o Mato Grosso nos últimos dias de março, o que permitiu um maior número de horas com sol forte em muitas áreas do estado. Esta diminuição de instabilidade aconteceu em muitas áreas do Centro-Oeste e o calor aumentou no fim de março de forma geral.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura no Brasil nos dias 30 e 31 de março de 2016 ocorreu em Nova Xavantina, cidade no leste de Mato Grosso.

Na tarde de 31 de março, das 10 maiores temperaturas no Brasil, 6 ocorrem em Mato Grosso.

 

 

 

Calor e ar seco

A população do Centro-Oeste vai passar o primeiro fim de semana de abril sentindo muito calor e a previsão é de pouca chuva. Assim, não vai dar para contar com muitas pancadas de chuva para refrescar.

Além do calor, os níveis de umidade do ar tendem a baixar. Um sistema de alta pressão atmosférica ganha força sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil no fim de semana e um dos efeitos deste sistema é a redução da umidade no ar.

O primeiro fim de semana de abril no Centro-Oeste promete calor e nas horas mais quentes do dia, muitas áreas da Região poderão ficar com níveis de umidade em torno dos 30% ou até um pouco abaixo deste valor, o que caracteriza uma situação de atenção para os efeitos nocivos à saúde causados pela baixa umidade do ar.

 

Confira o balanço da chuva de março nas capitais do Centro-Oeste

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

37°
max

0mm / 0%