Alta pressão reduz a chuva no Brasil

05/04/2016 às 15:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
ZCIT enfraquece na costa norte do BR

Os volumes de chuva acumulados em 24 horas sobre o Brasil diminuíram bastante nas últimas 48 horas. A tabela mostra os maiores acumulados entre 9 horas do dia 4 e 9 horas de 5 de abril de 2016, pelo horário de Brasília.

 

 

 

O grande sistema de alta pressão atmosférica que se intensificou sobre o Brasil no fim de semana passado reduziu a nebulosidade e as condições para chuva sobre o Sudeste, muitas áreas do Centro-Oeste e do Sul. Assim, cidades dos estados destas regiões já não constam da lista dos lugares mais chuvosos nos últimos dias.

Durante a última semana de março e nos primeiros três dias de abril, volumes de chuva com 100 mm ou mais, em 24h, foram registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia em vários locais do Nordeste e do Norte do Brasil.

Os grandes volumes de chuva foram provocados por nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical. Este sistema ainda está atuando na costa norte do Brasil, porém perdeu força, o que fez a instabilidade enfraquecer. As pancadas de chuva continuam a ocorrer, mas não tão volumosas como na semana passada ou no último fim de semana.

 

O sistema de alta pressão vai predominar sobre o Brasil por vários dias ainda, dificultando a ocorrência de chuva na maior parte do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste. A chuva deve se concentrar no Rio Grande do Sul e em áreas do extremo norte do país, como mostra o mapa do volume de chuva estimado para os próximos 15 dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%