Frio abaixo dos 10°C na Serra da Mantiqueira

06/04/2016 às 12:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/04/2016 às 12:21

Oferecimento
Subsidência é forte sobre o Sudeste

Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas em cidades na Serra da Mantiqueira, na divisa de São Paulo com Minas Gerais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura mínima em Campos do Jordão (SP) foi de 9,2°C, a mais baixa na Região Sudeste e no Brasil nesta quarta-feira, 6 de abril, e também desde o dia 29 de março, quando fez 8,2°C em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina.

Confira outras temperaturas baixas registradas no Sudeste 06/04/16

 

 

 

Por que esfriou na Mantiqueira?

Desde o início da semana, muitas áreas da Região Sudeste têm tido madrugadas mais frias. Mas queda da temperatura não está ocorrendo por causa da entrada de ar polar sobre o Sudeste. O resfriamento observado nos últimos dias é associado com a forte subsidência do ar provocada por grande sistema da alta pressão atmosférica que se intensificou sobre o Sudeste desde o início de abril.

Entenda o efeito da subsidência do ar

 

 

 

 

A subsidência deixa o céu com poucas nuvens. A falta de nuvens facilita o resfriamento do ar na madrugada, mas ao mesmo tempo deixa o sol forte o dia todo, fazendo com que as temperaturas fiquem altas à tarde.

 

Quer curtir esse friozinho? Então programe-se para o fim de semana. Nos próximos dias, o sistema de alta pressão atmosférica vai continuar influenciando a Região Sudeste. O efeito de subsidência será sentindo e a Serra da Mantiqueira poderá registrar outras madrugadas com temperatura próximas ou até abaixo dos 10°C.

 

Aventure-se no Clima de Viagem

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%