Sul em alerta para temporais

08/04/2016 às 17:34
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/04/2016 às 15:06

Oferecimento
Chuva mais volumosa cai sobre o RS

O Sul do Brasil fica em alerta nos próximos dias para temporais. Depois de vários dias com predomínio de sol forte e calor intenso, as condições para chuva aumentam durante o fim de semana sobre Santa Catarina e Paraná. Porém, a chuva mais frequente e volumosa vai ocorrer sobre o Rio Grande do Sul.

Grandes volumes de chuva são esperados para o Rio Grande do Sul. Nos próximos cinco dias, muitas áreas do estado poderão acumular de 100 mm a 150 mm, o que representa a média de chuva normal para a abril em muitos locais.

 

 

Áreas de instabilidade que se espalham sobre o Sul são produzidas por uma área de baixa pressão atmosférica que se intensifica entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina e a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sul.

Acompanhe o deslocamento das nuvens sobre o Sul pelas imagens de satélite

 

 

Mas não se pode esperar por nenhuma queda de temperatura acentuada. O ar polar que vem com esta frente fria tem moderada a forte intensidade, mas as correntes de vento nos níveis mais elevados da atmosfera vão desviar o frio intenso para alto-mar, impedindo sua entrada no Brasil.

Além da chuva forte, a população do Sul deve ficar atenta para ventania com rajadas de vento que podem superar 70 km/h

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os temporais esperados para o Sul.