RS terá mais temporais

18/04/2016 às 14:47
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva chega a SC e PR durante o feriado

 

Cidades da  fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai vão continuar sofrendo com os temporais nos próximos dias. A circulação dos ventos sobre a América do Sul permanece numa situação de bloqueio por mais alguns dias fazendo com que nuvens muito carregadas continuem passando sobre o Rio Grande do Sul provocando temporais.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre o meio-dia do dia 17 e o meio-dia do dia 18 de abril, choveu de 80 a quase 100 mm em várias da fronteira com o Uruguai. Volumes de chuva desta ordem representam quase toda a chuva normal para o mês de abril.

 

 

 

Houve uma intensificação da instabilidade por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral sul gaúcho. O ar polar desta frente fria está sendo desviado para alto-mar pela forte massa quente e seca que predomina sobre o Brasil.

Até o domingo, 24 de abril, mais duas frentes frias vão passar pelo Rio Grande do Sul. A primeira espalha a chuva forte durante a quarta-feira até o noroeste gaúcho e a região serrana.

A segunda frente fria avança sobre o estado entre 23 e 24 de abril provocando mais temporais, mas também trazendo uma forte massa polar que vai derrubar a temperatura. Porém, a queda da acentuada da temperatura só deve ser sentida a partir do dia 26 ou 27 de abril.

 

 

 

 

Santa Catarina e Paraná terão chuva no feriado prolongado

A população de Santa Catarina e Paraná aguardam ansiosamente por mudanças no tempo para diminuir o calor. As temperaturas entre 34°C e 36°C que foram observadas no fim de semana voltam a se repetir até a quinta-feira. Pode até esquentar mais. O calor vai começar a diminuir só quando as áreas de instabilidade de duas frentes frias começaram a se espalhar sobre o Sul.

Por enquanto, a forte massa de ar quente e seco que predomina sobre o Brasil bloqueia as nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul. A chegada de uma frente fria ao  litoral gaúcho na quinta-feira vai facilitar a ocorrência de pancadas e chuva a partir da tarde de quinta-feira sobre Santa Catarina e no oeste e no sul do Paraná. Mas o calor continua! A chuva se espalha por mais áreas do  Paraná na sexta-feira.

Apesar desta frente fria, a maiorias das áreas de Santa Catarina e do Paraná vão passar quase todo o feriado prolongado com sol, calor e pouca chuva.

Durante o domingo, uma segunda frente fria estará avançando com força sobre a Região Sul espalhando a chuva sobre Santa Catarina e Paraná. Esta frente fria vem associada a uma massa polar forte que vai causar acentuada queda da temperatura nos últimos dias de abril.