Risco de ressaca no Sul e do Sudeste

23/04/2016 às 14:29
por Marcelo Pinheiro

Atualizado 25/04/2016 às 23:28

Oferecimento
Ondas podem chegar aos 3 metros em SP

Um grande ciclone extratropical avança pela costa da Argentina nesta terça-feira, 26 de abril, vindo em direção à costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul. A passagem deste sistema deixa gera uma nova e intensa agitação marítima no decorrer da semana no litoral das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, com risco de ressaca.

Este ciclone extratropical está associado com uma grande frente fria que avança pelo território brasileiro. Os fortes ventos provocados por este ciclone extratropical deixam o mar agitado. Com a intensificação do vento sobre o mar há previsão da formação de um “trem de ondas” (swell) que deve atingir o litoral da Região Sul no decorrer desta terça-feira (26/04).

 

No litoral do RS e centro-sul de SC, incluindo Florianópolis, as ondas chegam a 2,0 m de altura nesta terça.

Na quarta-feira, 27, esta grande ondulação se intensifica e se espalha pelas demais áreas costeiras do Sul e do Sudeste.  As ondas chegam à praia entre 2,0 e 2,5 m, do RS ao norte de SP. 

ATENÇÃO: em algumas praias de SP, voltadas para sul, as ondas podem chegar aos 3,0m e há risco de ressaca. No final da tarde e durante a noite de quarta, 27, a agitação marítima atinge também o litoral do Rio De Janeiro, até a região dos Lagos, com ondas de até 2 m. Não há expectativa de grande elevação das ondas para o litoral norte fluminense e nem para o Espírito Santo.

A figura em destaque mostra a projeção do modelo de altura de ondas para a costa brasileira às 9 horas  da quarta-feira (27/04).

 

 

Na quinta-feira, 28 de abril, o mar fica ainda mais agitado no litoral das Regiões Sul e Sudeste. A agitação chega ao Espírito Santo.

No litoral SP ainda poderemos ter ressaca com ondas em torno de 2,5 m.

No litoral do RS e no sul de SC, o mar fica mais agitado com ondas que podem chegar aos 3,0m, até com séries  de 3,5 m.

Do litoral norte de SC até a região dos  Lagos, no RJ, as ondas  ficam em torno de 2,0m. O mar sobe no litoral do ES e as ondas alcançam 1,5m até a noite.

Na região da cidade do Rio de Janeiro, as ondas podem chegar a 2,5 m e há risco de ressaca.

 

Na sexta-feira, 29 de abril, ondas de 3,0 m ainda poderão ocorrer no litoral do RS e sul de SC, mas na madrugada e manhã. As ondas baixam no decorrer da tarde.

Ondas em torno de 2,0 m devem predominar no litoral da Região Sul e do Sudeste.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

29°
max

8mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

34°
max

0mm / 0%