Forte friagem atinge RO, AC e sul do AM

27/04/2016 às 16:10
por Angela Ruiz

Oferecimento
Ar polar chegou com muita força e causa resfriamento intenso

 

O Acre, Rondônia e o sul do Amazonas experimentaram uma forte friagem nesta quarta-feira. A friagem é a queda da temperatura provocada durante a passagem de massas polares pelo sul da Amazônia. O fenômeno acontece todos os anos, em diferentes intensidades, mas é pouco comum no fim de abril. A friagem em geral acontece a partir de maio.

O ar polar chegou com muita força causando um resfriamento intenso. As capitais Porto Velho e Rio Branco tiveram recorde de frio nesta quarta-feira e registraram as menores temperaturas do ano. Em Epitaciolândia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 15,1°C. O aeroporto de Vilhena registrou apenas 14°C.

Por causa da forte presença do ar polar, da chuva e do excesso de nuvens, as temperaturas permaneceram m bastante amenas à tarde. Por volta das 15 horas (em Brasília), o aeroporto de Rio Branco estava com apenas 18°C, mas com o vento em torno de 18 km/h, a sensação termina era de 15°C. O sul do Amazonas tinha temperatura em torno dos 21°C, às 15 horas de Brasília.

A chegada desta frente fria causou temporais e ventania. Em Rio Branco, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 77,6 mm acumulados entre 9 horas do dia 26 e 9 horas do dia 27 de abril, hora de Brasília. Em Cruzeiro do Sul, uma rajada de vento alcançou 66 km/h e em Porto Walter, aos 69 km/h.

O ar polar permanece forte sobre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas até a sexta-feira mantendo a temperatura baixa. A madrugada desta quinta-feira será com frio mais intenso e novos recordes.

De forma menos intensa, o vento frio desta grande massa de ar polar chega ao norte do Amazonas, o Pará e ao Tocantins.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

29°
max

40mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%