São Paulo tem tarde mais fria em abril em 45 anos

29/04/2016 às 11:05
por Josélia Pegorim

Atualizado 29/04/2016 às 17:38

Oferecimento
Madrugada foi a mais fria em 17 anos

Tarde de abril mais fria em 45 anos

Muito frio! Assim os paulistanos passaram o dia 29 de abril de 2016 que se tornou o dia mais frio do ano até agora na cidade de São Paulo. O frio bateu recorde em dose dupla: a tarde mais fria e a madrugada mais fria do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 16,5°C. Esta foi a temperatura máxima mais baixa para uma tarde de abril em 45 anos. Foi a tarde de abril mais fria na capital paulista desde 25 de abril de 1971,  quando a temperatura máxima foi de 14,5°C.
Por volta das 16 horas, o aeroporto de Congonhas registrava 14°C, com sensação térmica de 12°C.
A sensação térmica às 7 horas da manhã desta sexta-feira neste local foi de 10°C.

Madrugada mais fria em 17 anos

 A madrugada desta sexta-feira, 29 de abril, foi a mais fria do ano na cidade de São Paulo. O recorde foi batido pelo segundo dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 11,8°C no Mirante de Santana, na zona norte da capital. Este valor ficou abaixo dos 12,2°C registrados ontem.

A temperatura mínima registrada nesta sexta-feira foi a mais baixa observada em São Paulo pelo INMET desde 30 de julho de 2015, quando a mínima foi de 11,3°C. Mas para um dia de abril, foi a menor temperatura na capital paulista em 17 anos, superada apenas pela marca de 8,3°C de abril de 1999.

 

Sol e mais frio no fim de semana

A forte queda da temperatura que ocorre desde a terça-feira é associada com a intensa massa de ar polar que invadiu o Brasil nesta última semana de abril. O vento frio desta massa polar é sentido até em Roraima.

ar polar continua intenso sobre todo o estado de São Paulo no fim de semana. O sol reaparece entre muitas nuvens no decorrer da manhã deste sábado, mas muitas áreas do estado, incluindo a Grande São Paulo, passam o começo da manhã com céu nublado, com muita névoa e nevoeiro. Apenas o litoral poderá ter alguma chuva fraca neste sábado. O fim de semana será com predomínio de tempo seco no estado de São Paulo.

Com a presença do sol, as tardes serão menos geladas no fim de semana, mas as noites e o amanhecer ainda serão bastante frios, com temperaturas próximas dos 10°C em várias regiões do estado.

No domingo, o frio aumenta em todo o estado de São Paulo e poderá gear novamente no sul do estado. A sensação de frio será maior também na Grande São Paulo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%