Mercúrio passará na frente do Sol

06/05/2016 às 18:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/05/2016 às 23:30

Oferecimento
Este é um evento astronômico raro

Um raro evento astronômico ocorre no dia 9 de maio de 2016, segunda-feira, e o Brasil está numa posição privilegiada para esta observação: o planeta Mercúrio passará na frente do sol. Isto acontece cerca de 13 ou 14 vezes por século!

 

 

 

Em astronomia, o termo trânsito é usado para descrever a passagem de um corpo celeste de dimensão menor em frente de um outro corpo celeste de maior dimensão. Mercúrio é o menor planeta do nosso sistema solar. Seu diâmetro é de aproximadamente 4880 km. O diâmetro do sol é de aproximadamente 1390 mil km. O diâmetro do sol é cerca de 285 vezes maior do que o de Mercúrio!

O trânsito de Mercúrio ocorre em 9 de maio entre 8 horas e 15h45 aproximadamente.

 

 

 

Se as condições meteorológicas permitirem, todo o Brasil e praticamente toda a América do Sul, exceto o centro-sul da Argentina e do Chile, poderão observar o trânsito de Mercúrio em todas as suas fases, do início ao fim do evento.

 

 

 

Como estará o tempo no Brasil no trânsito de Mercúrio de 9 de maio?

Apesar da posição privilegiada do Brasil, o sucesso da observação da passagem de Mercúrio na frente do sol vai depender das condições do tempo. Mesmo que não esteja chovendo, uma grande quantidade de nuvens inviabiliza a observação com telescópios e lunetas.

Infelizmente, a nebulosidade e a chuva devem impedir, ou dificultar muito a apreciação do evento em muitas áreas do Brasil. Na Região Sul, a previsão é de predomínio de céu nublado e chuva. Não deve chover no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul, mas nebulosidade será grande durante o dia.

Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, centro-oeste da Bahia, centro-sul do Maranhão e do Piauí, sudeste do Pará (região de Marabá e Conceição do Araguaia) e o leste de Mato Grosso são as áreas no Brasil onde o tempo deve ficar firme nesta segunda-feira, com pouca nebulosidade e mesmo períodos de céu sem nuvens. Nestes locais, as condições do tempo serão favoráveis para a observação do trânsito de Mercúrio.

Em São Paulo, a chuva deve ocorrer à tarde e à noite. A nebulosidade começa a se formar e a aumentar durante a manhã. Não há expectativa de horas de céu azul. É pouco provável que se veja o evento completo. A melhor possibilidade de visualização será de manhã. O evento acontece entre 8h e 15h45.

O estado de Mato Grosso do Sul terá muitas nuvens e chuva na maior parte do dia. A maioria das áreas da Região Norte, o centro-oeste e sul de Mato Grosso, o centro-norte do Maranhão, do Piauí, o Ceará, Rio Grande do Norte, leste de Pernambuco e o litoral de Alagoas ao sul da Bahia também terão excesso de nuvens e condições para chuva. Acompanhe a previsão para a sua Região.

 

Cuidados com os olhos para a observação

A observação do trânsito de Mercúrio pelo sol é difícil por causa do tamanho diminuto deste planeta em relação ao sol e pela própria situação de se precisar olhar para o sol. Não será possível ver este evento a olho nu. Muita atenção: a observação do sol com binóculos, lunetas e telescópios exige filtros especiais para a proteção dos olhos. Olhar para o sol sem proteção adequada pode causar cegueira permanente!

 

Aprenda a comprar um telescópio.

 

O que você precisa saber para comprar um binóculo para astronomia sem ser enganado.

 

Como ver o trânsito de Mercúrio?

A transmissão pela internet é uma segura e ótima maneira de apreciar este raro evento astronômico.

Utilizando um telescópio projetado somente para observação do Sol (Telescópio Coronado SolarMax II 60mm) e diversos acessórios, o Núcleo de Observação do Céu e o Planetário e Teatro Digital de Santo André irão transmitir ao vivo esse belo fenômeno.

O professor Marcos Calil explica como será este evento e como será possível observá-lo.

 

 

 

Confira mais informações no Momento Astronômico

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

31°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

18°
min

36°
max

0mm / 0%