FFF: dose tripla de ar polar

11/05/2016 às 18:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/05/2016 às 21:38

Oferecimento
Fresca, fria e frozen

 

Em 15 dias, três grandes frentes frias avançam sobre a América do Sul trazendo massas polares de forte intensidade. Todas vão chegar ao Brasil, mas a força e a abrangência do frio serão diferentes.

A primeira frente fria já está avançando pelo litoral da Região Sudeste e no fim de semana chega na altura do litoral da Bahia com Sergipe. Sua massa polar é forte, mas grande parte do ar polar será desviado para o mar antes de conseguir invadir o Brasil. O frio fica restrito ao Rio Grande do Sul e mesmo assim os gaúchos vão achar que o ar ficou só fresco. Não tem nem expectativa de geada com o frio desta massa polar

 

 

 

A segunda frente fria começa a provocar temporais no Sul no domingo, 15, e na segunda-feira, já estará espalhando chuva e raios sobre São Paulo e o Mato Grosso do Sul. Sua massa de ar polar vem muito forte e mais poderosa. Parte do ar polar intenso consegue alcançar o norte da Argentina. Nesta situação, o frio entra com mais força pelo interior do Brasil. O frio desta massa polar chega ao país a partir do dia 17 de maio. Esta massa polar é fria de verdade e deve causar frio intenso para gear em muitas áreas do Sul do Brasil, mas especialmente do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Os mapas mostram a estimativa da temperatura mínima no Brasil nos dias 17 e 18 de maio. Os tons de azul indicam o frio mais intenso. A temperatura deve ficar abaixo dos 10°C em muitas áreas do Sul.

 

 

 

A terceira frente fria terá efeito sobre o Brasil a partir do dia 21 de maio. Sua massa polar é forte e o frio poderá chegar com muita força ao país, se a trajetória continental for confirmada nos próximos dias. Esta massa polar é frozen e seu frio deve começar a ser sentido no Brasil a partir do dia 24 de maio. O frio desta massa polar poderá ser igual ou mais intenso do que aquele que chegou ao país na última semana de abril. 

Os mapas mostram a estimativa da temperatura mínima no Brasil nos dias 23 e 25 de maio, um pouco antes e durante a atuação desta intensa massa polar. Se a previsão se confirmar, teremos novamente eventos de geada ampla sobre o Sul e o frio deve se espalhar para o Acre e pelo interior do Centro-Oeste e Sudeste.

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim explica como os três F, fresca, fria e frozen, vão atuar sobre o Brasil.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%