Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Junho começa congelante no centro-sul do BR

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Desde a última semana de abril, quatro ondas de frio fortes avançaram para o Brasil provocando frio intenso, com temperaturas negativas, geadas até de forte intensidade no Sul e friagem na região do Acre, de Rondônia e do Amazonas.

A menor temperatura no Brasil registrada na passagem destas ondas de frio foi de 4,3°C negativos registrada pelo Epagri/Ciram no dia 19 de maio em Urupema, na parte mais elevada da serra de Santa Catarina. Porém, a onda de frio da última semana de abril pode ser considerada a mais forte deste ano até agora, pois provocou temperaturas negativas no Sul do Brasil por 6 dias consecutivos, entre 27 de abril e 2 de maio de 2016.

 

 

 

Mas a porteira das ondas de frio continua totalmente aberta e mais massas polares fortes estão sendo esperadas para os próximos dias. A expectativa é que volte a esfriar bastante no centro-sul do Brasil nos primeiros 7 a 8 de junho. A primeira onda de frio começa a chegar o Sul nesta terça-feira, 31 de maio e se intensifica até o dia 4 de junho. Com o excesso de umidade no Sul e o frio intenso, não se pode descartar totalmente a possibilidade de nevar.

A primeira onda de frio de junho de 2016 deve ficar concentrada no Sul do Brasil, mas segunda, após o dia 5 de junho, deve ser mais forte e tem grande chance de chegar ao Acre e a Rondônia e provocar frio abaixo de 10°C no Sudeste.

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias