38 cidades com frio abaixo de zero

09/06/2016 às 12:21
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/06/2016 às 20:55

Oferecimento
E o frio vai aumentar no fim de semana

 Como vinha sendo previsto há vários dias, o frio aumentou cada vez mais desde o início da semana. Temperaturas cada vez mais baixas, e negativas na Região Sul, estão sendo observadas desde o início de junho no centro-sul do Brasil.

 

 

 

Com o ingresso do centro da massa polar (que é a região de frio mais intenso) sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira , as temperaturas baixaram ainda mais. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia e do Epagri-Ciram, órgão de monitoramento meteorológico, ambiental e agrícola do governo de Santa Catarina, 38 cidades registram temperaturas abaixo de zero em 9 de junho. A menor temperatura no Brasil em 2016 e no Sul do país ocorreu em Urupema, na serra catarinense, com 5,3°C negativos, na região serrana de Santa Catarina. O Inmet registrou 5°C negativos em General Carneiro, no Paraná. Mas merece destaque também a temperatura de 0,7°C negativos observada em Monte Verde, no Sul de Minas Gerais, na Região Sudeste.

 

 

  

O frio intenso provocou geada generalizada no Sul. O INMET registrou geada de forte intensidade em várias áreas da Região. Geou também no sul do estado de São Paulo.

 

 

 

O ar polar que já está sobre o Sul será reforçado nesta sexta-feira por outra massa polar ainda mais forte. Como aconteceu nesta quinta-feira, o centro da massa polar, que é a região onde o frio é mais intenso, passará novamente sobre a Região Sul entre os dias 11 e 13 de junho. Por isto espera-se que as temperaturas fiquem ainda mais baixas no fim de semana e na segunda-feira, 13 de junho. Temperaturas de quase 10°C abaixo de zero poderão ocorrer na serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Entenda porque espera-se um frio extremo no Brasil nos próximos dias

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

5mm / 60%