Frio bate recorde no Rio de Janeiro

09/06/2016 às 23:27
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/06/2016 às 12:13

Oferecimento
Alto risco de ressaca até domingo

O ar polar que se espalha sobre o Brasil já chegou ao Rio De Janeiro fazendo a temperatura despencar em todo o estado.

Na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 11,2°C no bairro Alto da Boa Vista, na zona norte carioca. O recorde anterior para este ano era de 13,4°C, em 24 de maio. A temperatura registrada nesta sexta-feira foi a menor temperatura em 2016 e também a mais baixa no Rio desde 28 de agosto de 2013, quando fez 9,4°C.

Segundo o Inmet, choveu 61,9 mm na região do Forte Copacabana entre 9 horas do dia 9 e 9 horas de 10 de junho. Foi a maior quantidade de chuva no Brasil neste período.

 

Frio no interior

O Inmet registrou nesta sexta-feira 7,3°C em Nova Friburgo, na região de Salinas, 7,6°C no Parque Nacional de Teresópolis  e 4,8°C no Pico do Couto, na região de Petrópolis

 

Mesmo com a presença do sol, o ar vai continuar frio em todo o estado do Rio de Janeiro nos próximos dias. A massa de ar polar que já atua sobre o Brasil será reforçada por outra massa polar ainda mais forte. O frio vai aumentar e muito nos próximos dias. Até meados da próxima semana, todo o estado do Rio de Janeiro vai experimentar uma queda da temperatura mais acentuada. As madrugadas serão geladas e as tardes amenas.

Com o reforço do ar polar, a temperatura poderá baixar para valores em torno dos 10°C nas áreas mais elevadas da cidade do Rio de Janeiro, como o bairro de Alto da Boa Vista. Cidades serranas terão madrugadas com menos de 10°C e região da Mantiqueira, no sul fluminense, onde estão Itatiaia, Penedo, poderão até ter uma geada leve.

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na cidade do Rio de Janeiro este ano foi de 13,4°C, em 24 de maio. A tarde de 8 de junho foi a mais fria do ano, com temperatura máxima de apenas 20,6°C.

Até a segunda-feira, 13, algumas áreas da cidade do Rio poderão ter temperatura um pouco abaixo dos 10°C ao amanhecer.

A última vez que o Rio teve menos de 10°C foi nos dias 7 e 8 de agosto de 2014, quando a temperatura mínima ficou em torno dos 9°C

 

Entenda porque o frio será rigoroso nos próximos dias no centro-sul do Brasil

 

Ressaca

A passagem de um grande ciclone extratropical pela costa da Argentina, do Uruguai e da Região Sul do Brasil deixa o mar bastante agitado. Grandes ondas se espalham pela costa das Regiões Sul e Sudeste a partir desta sexta-feira com picos que já podem chegar aos 3 metros. No fim de semana, 11 e 12 de junho, a agitação marítima será ainda mais intensa e ondas acima dos 3 metros poderão chegar ao litoral de toda a faixa desde o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro. Há risco de ressaca, que pode ser forte. Saquarema pode chegar a quase 4 metros

Confira as ondas no Climasurf

 

undefined

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

25°
min

34°
max

40mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%