Região Sudeste - tendência inverno 2016

17/06/2016 às 17:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sem El Niño e sem La Ninã

O solstício de inverno ocorre no dia 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília. É o início oficial da estação.

Uma das principais características do inverno na Região Sudeste do Brasil é a ausência de precipitações. Os volumes de médios de chuva nos meses de inverno são os mais baixos ao longo do ano. Em invernos normais, é comum que áreas como o norte de São Paulo, o centro-norte e oeste de Minas Gerais passem mais de três semanas consecutivas sem chuva.

A maioria das frentes frias que chega a Sudeste no inverno provoca chuvas fracas nas áreas próximas ao mar. Somente algumas poucas frentes frias, realmente fortes, conseguem aumentar a umidade e provocar chuva pelo interior da Região.

O inverno é a normalmente a estação mais seca e mais fria na Região Sudeste. A passagem das massas polares resfriam o ar em grande parte da Região, mas nem todas têm força para alcançar com força o norte mineiro e o Espírito Santo. No entanto, a grande perda radiativa por causa das noites com poucas nuvens garante madrugadas frias mesmo sem a presença de ar polar intenso.

No inverno de 2014, a região Sudeste teve pouquíssimos eventos de frio. Foi um inverno marcadamente quente, com temperatura acima da média, o que é parcialmente explicado pela influência do fenômeno El Niño. O inverno de 2014 foi a estação em que a cidade de São Paulo não teve temperatura abaixo dos 10°C, o que nunca havia acontecido desde 1943, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia.

O fenômeno El Niño já terminou e não terá mais influência no Clima global no decorrer de 2016. Assim, a previsão é o inverno de 2016 transcorra numa situação de normalidade em relação à temperaturas da água do oceano Pacifico Equatorial central. Não teremos El Niño e nem La Niña estabelecida, mas já uma tendência de esfriamento do Pacífico Equatorial. O fenômeno La Niña deve se organizar durante a primavera de 2016

O que esperar do inverno de 2016 na Região Sudeste depois de um fim de outono tão firo ? Vai esfriar ainda mais? A chuva poderá surpreender como em maio e no início de junho? O meteorologista Alexandre Nascimento faz a  tendência climática para o inverno da Região Sudeste do Brasil.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

20°
min

27°
max

8mm / 90%