BR tem sol e calor no Dia dos Pais

11/08/2016 às 14:08
por Angela Ruiz

Atualizado 11/08/2016 às 14:12

Oferecimento
Pancadas de chuva são esperadas no NO

A recente passagem de uma frente fria provocou um pouco de chuva, aumentou a umidade e aliviou o calor no Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste e até refrescou áreas do Norte do 38°C. Mas quem já estava contando com o friozinho para o fim de semana do Dia dos Pais, terá que rever os planos e a roupa escolhida para as comemorações. A tendência geral é de calor e sol. 

O ar seco ainda estará influenciando grande parte do Brasil no fim de semana do Dia dos Pais, comemorado no domingo, 14 de agosto, garantindo o tempo firme, com sol, calor e pouca chuva. O ar polar se afasta do Brasil e a tendência é de elevação da temperatura também no Sul e no Sudeste, segundo os meteorologistas da Climatempo

O fim de semana será de sol e calor na maior parte do país. No interior do Nordeste, Tocantins, e em grande parte do Centro-Oeste, os níveis de umidade do ar podem ficar baixos, entre 20% e 30%, que caracteriza a situação de "atenção" para o ar seco. Pancadas de chuva com raios podem ocorrer por quase toda a Região Norte e no norte de Mato Grosso, principalmente à tarde e à noite. O estado do Tocantins continua com sol forte. O litoral do Nordeste também pode ter chuva, mas de forma rápida e sempre com a presença do sol. 

O ar polar se afasta do Brasil e a temperatura sobe no Sul e no Sudeste, mas ainda faz frio à noite e ao amanhecer. A sensação à tarde será de calor. Apesar da presença de algumas nuvens nas duas Regiões, não há previsão de chuva. Durante o fim de semana, uma frente fria avança pelo mar, do litoral do Rio Grande do Sul para o Rio De Janeiro, mas com fraca intensidade. Não há expectativa de chuva e nem de ventania por causa desta frente fria.

O sol e a sensação de calor predominam no fim de semana nas capitais da Região Sudeste. Nas capitais do Sul também vai esquentar, mas a temperatura fica amena à tarde. Quem for pegar estrada, deve ficar atento para com a formação de nevoeiro nas áreas serranas e nos trechos de baixadas e vales. O fenômeno poderá ocorrer na madrugada e primeiras horas da manhã. 

Já para a Região Centro-Oeste, a previsão é de um fim de semana com calor e sol forte. Temperatura muito elevadas, de 37°C a 39°C, podem voltar a ocorrer em Mato Grosso. A população de Mato Grosso do Sul que sentiu o frio polar na terça (9) e na quarta-feira (10), deve se prepara para um forte calor no fim de semana. O calor será intenso em particular no pantanal.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

34°
max

25mm / 67%