Fim de semana com neve no Sul

17/08/2016 às 15:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Será o quarto evento de neve em 2016

A chuva, as trovoadas e a ventania dos últimos dias já fizeram da segunda quinzena de agosto completamente atípica. Mas para deixar o mês ainda mais excepcional, o Sul do Brasil poderá ter neve no próximo fim de semana.

Nevar em agosto não é muito comum, mas já ocorreu num passado não muito distante, no memorável inverno de 2013. Este ano já tivemos três eventos de neve no Sul em 27 de abril, 10 de junho e em 17 de julho.

O que traz a chance de outra queda de neve é uma grande e forte frente fria que promete mais chuva, mais vento e uma intensa massa de ar frio, de origem polar, que vai fazer o Brasil voltar a sentir o frio de inverno.

 

Os mapas mostram a simulação da neve feita em supercomputadores. A possibilidade de nevar vem sendo confirmada diversas vezes desde o dia 15 de agosto.

 

 

O Sul do Brasil esfria nesta quinta-feira por causa da chuva e da entrada de uma massa de ar polar moderada. Mas o frio intenso da grande frente fria que por aí começa a entrar na Região durante o sábado e atua muito forte durante o domingo. Enquanto ar polar esfria a atmosfera, o ciclone extratropical da frente fria garante a suprimento de umidade para a formar as nuvens que poderão provocar a neve.

 

A previsão é que a neve caia durante o domingo, 21 de agosto, sobre áreas das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Há possibilidade de nevar várias vezes durante o dia, desde a madrugada do domingo.

Na segunda-feira não haverá mais condições para a formação de nebulosidade. O frio será intenso e o céu fica quase sem nuvens permitindo a ocorrência de geada generalizada sobre a Região Sul. Pode  voltar a gear na Grande Porto Alegre e na Grande Curitiba.

 

Na animação, os mapas mostram a simulação da nebulosidade sobre o Brasil no dia 21 de agosto de 2016. As manchas cinzas representam as nuvens. Repare como as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que estão dentro do círculo amarelo, ficam com muitas nuvens o dia todo.

 

 

Confira algumas imagens dos eventos de neve de 2016

 

 

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

14°
min

25°
max

5mm / 90%