Início do verão amazônico em Macapá

22/09/2016 às 12:58
por Angela Ruiz

Atualizado 23/09/2016 às 21:02

Oferecimento
Durante a Primavera chove pouco na região

Climatologicamente, o Amapá, o norte do Pará e o norte do Amazonas tem sua época mais quente do ano nos meses de primavera, quando a quantidade de nuvens é menor e as pancadas de chuva não são frequentes. Como a região Norte fica próxima ao Equador não há grandes variações de temperatura. É sempre quente. As estações do ano não são tão definidas como na parte centro sul do país. No Amapá, norte do Pará e do Amazonas, essa época do ano é considerada o verão amazônico um período de quase ou sem chuva.

 

 

De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, os meses de setembro, outubro e novembro são os meses mais secos do ano em Macapá. Somada a média de chuva Climatológica destes três meses, a precipitação não passa dos 134 milímetros. Sendo que o mês de outubro é o mês mais seco do ano com média de 32 milímetros. Neste mês de setembro, choveu no dia 02 e no dia 10. A primeira chuva acumulou 20 milímetros e a última 4,7mm. A média do mês é de aproximadamente 43 milímetros. Ou seja, faltando menos de 10 dias para acabar o mês, a chuva está 58% abaixo da média normal para o mês em Macapá. Segundo a Climatempo, até o fim de semana, não há previsão de chuva para a maior parte do estado do Amapá.    

 

Com relação à temperatura, Setembro está com a temperatura acima da média climatológica, tanto as máximas quanto as mínimas, explica a meteorologista Fabiana Weykamp da Climatempo. 

 

De acordo com dados da estação convencional do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia, desde o dia 01 de setembro até agora a média de temperatura máxima neste período está em torno de 33,5°C, sendo que a média normal é de 32,1°C, ou seja, a temperatura máxima está 1,4°C acima da média normal para o mês. Em Agosto, o termômetro também registrou temperaturas altas. A média mínima foi de 24,7°C e de máxima 33,5°C, sendo que o normal é 23,3°C e 31,5°C.

 

Na maior parte da região Norte, alguns estados ainda enfrentarão uma situação mais delicada, pois estão muito secos e a quantidade de precipitações só deve ser maior no fim do ano. Com a possível influência de uma La Niña fraca, em dezembro, devemos ter mais chuva sobre parte da Região. Pode chover acima da média no norte do Amazonas e do Pará e nos Estados do Amapá e Roraima.

 

Acompanhe a previsão da Primavera para a Região Norte

CIDADES RELACIONADAS

Macapá - AP

25°
min

29°
max

35mm / 83%