Quase 44°C no Piauí

10/10/2016 às 21:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
É o calor do b - r - ó bró

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou uma temperatura de 43,8°C em Esperantina, no norte do Piauí. O valor foi medido pela estação meteorológica automática existente na cidade e gerenciada pelo INMET.

Esta temperatura é extremamente elevada e poucas vezes registrada por termômetros padronizados no Brasil. Oficialmente, a maior temperatura já medida no Brasil, por normas técnicas validadas internacionalmente foi de 44,7°C em Bom Jesus, cidade do Piauí, em 21/11/2005.

 

 

Calor do b - r - ó bró

Com a falta de nuvens e de chuva comuns nesta época, o calor é bastante intenso sobre o Nordeste de forma geral. Outubro é um mês normalmente de tempo seco, sol forte e muito calor por quase toda a Região. No Piauí, outubro é um dos meses mais quentes do ano e integra o "b-r-ó bró", expressão popular que combina a última sílaba (bro) dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, quando o calor é extremo.

 

Saiba como se fala e o que é o b - r - ó bró do Piauí.

 

E não tem chuva por enquanto para aliviar este calorão. O sol forte e o calor intenso vão continuar ocorrendo no Piauí por toda a semana. Muitas áreas do estado, incluindo Teresina, a capital do estado, voltarão a registrar 40°C ou mais.

 

Confira a previsão do tempo para o feriado de 12 de outubro

 

Veja como será chuva no Brasil nos próximos 15 dias

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

24°
min

31°
max

40mm / 83%