Chuva no Brasil - análise para 15 dias

14/10/2016 às 19:32
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alta pressão reduz a chuva no Brasil

Um grande sistema de alta pressão atmosférica se intensifica sobre Brasil fazendo com que a segunda quinzena de outubro comece com redução da chuva e aumento do calor sobre a maioria das áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste. A diminuição da chuva já está sendo sentida em muitas áreas da Região Norte e esta tendência persiste nos próximos dias.

A consequência direta da diminuição da nebulosidade e da chuva provocada pela atuação do sistema de alta pressão atmosférica é o aumento do calor. A segunda quinzena de outubro começa com calor intenso que deve superar os 40°C em vários estados do Norte, do Nordeste, mas também do Centro-Oeste. Algumas áreas de Minas Gerais e até de São Paulo poderão registrar temperaturas próximas do dígito de 40.

 

 

 

No período de 15 a 19 de outubro, as chuvas mais fortes e volumosas do Brasil vão ocorrer sobre o Rio Grande do Sul.

 

 

 

Após o dia 19 de outubro, o deslocamento de uma frente fria pela costa do Sul e de parte do Sudeste e o enfraquecimento da alta pressão sobre o país vai permitir um gradual retorno das pancadas de chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, mas a chuva não será generalizada. As pancadas retornam em poucas áreas da Bahia , do Tocantins e sul do Pará. A maior parte do Nordeste segue com tempo seco.

 

 

 

 

Mas a chuva só volta a ser mais frequente na última semana do mês. No período de 25 a 29 de outubro, a passagem de uma frente fria vai favorecer chuva para o Sudeste e para o Centro-Oeste, estimulando chuva também para a Bahia.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 67%