Uma Super Lua para nós

08/11/2016 às 17:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/11/2016 às 22:27

Oferecimento
A última igual a esta foi há mais de 100 anos

A Lua cheia do dia 14 de novembro de 2016 será especial. Além de cheia, a Lua deste dia será uma Super Lua.

O termo Super Lua não é uma definição oficial usada pela União Internacional de Astronomia, mas popularmente significa a Lua cheia (ou Nova) que coincide com o perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra, quando a Lua está mais próxima da Terra. O apogeu é a maior distância entre o centro da Terra e o centro da Lua.

 

O que acontece no dia da Super lua?

Certamente você já admirou a Lua cheia muitas vezes. O que tem de especial na Super Lua é que o tamanho do disco lunar terá uma aparência maior do que normalmente é. Isto acontece porque a Lua cheia estará mais próxima da Terra, no perigeu lunar.

O perigeu e o apogeu lunar acontecem todos os anos e temos pelo menos uma lua cheia por mês. Mas a coincidência de 100%  (ou quase) do disco lunar iluminado com o perigeu ocorre só em alguns anos.

 

 

Evento se repete após 104 anos

Já ocorreram muitas Super Luas nas últimas décadas, mas a Super Lua de 14 de novembro de 2016 é ainda mais especial porque a última vez que a Lua ficou tão próxima da Terra assim foi há 104 anos, em 4 de janeiro de 1912.

Em 14 de novembro de 2016, a distância entre o centro da Lua e o centro da Terra será de 356.509 km e o disco lunar estará 99,98% iluminado.

Em 4 de janeiro de 1912, a distância entre o centro da Lua e o centro da Terra foi de 356.376 km e o disco lunar também estava 99,98% iluminado.

Nestas duas datas, a distância entre e Lua e a Terra e a porcentagem de iluminação do disco lunar são quase iguais!

 

Onde e quando observar a Super Lua de novembro de 2016?

 

O perigeu (menor distância Terra-Lua) será no dia 14 de novembro, às 12h21, pelo horário de Brasília). Neste exato momento, a Lua terá 99,98% de seu disco iluminado. O momento da fase cheia (100% do disco lunar iluminado) vai ocorrer um pouco antes, às 11h52, pelo horário de Brasília.

O professor de ciências e astrônomo amador Marcos Calil explica que " muitos consideram que a diferença de 0,02% do disco iluminado seja aceitável para chamarmos o evento de Super Lua. Vale ressaltar que esse termo não é oficial, ou seja, não é definido pela União Internacional de Astronomia."

 

 

 

Qual o melhor momento para apreciar e fotografar?

Rigorosamente não poderemos apreciar a Lua cheia nos horários de 12h21 e nem às 11h52, pois a Lua não estará visível no céu. Mas existem dois momentos especiais nos quais valerá a pena ficar de olho no céu para ver a Super Lua. São os momentos em que a Lua cheia realmente terá uma aparência maior do que o normal.

Para apreciar a Super Lua é preciso estar no lugar certo, na hora certa e ter paciência porque, em muitas áreas do Brasil, há uma grande chance da visualização do evento ser prejudicada pela chuva ou excesso de nebulosidade.

 

O professor Marcos Calil ensina como e quando apreciar a Super Lua de 14 de novembro.

"Para os horários das 12h21min e 11h52min, a Lua não poderá ser observada no céu. Por essa razão é interessante o observador contemplar, em 13 e 14 de novembro, o ocaso da Lua no horizonte oeste poucos instantes antes do nascer do Sol, ou com um horário mais confortável, nos dias 13 e 14 de novembro, observando o horizonte leste o nascer da Lua, poucos instantes após o ocaso do Sol."

 

Esses dois momentos, do ocaso e do nascer da Lua, serão os momentos mais bonitos de serem apreciados, pois tendo a Lua próxima dos horizontes oeste ou leste, teremos a impressão de uma Lua extremamente grande. Vale saber que no anoitecer de 13 e de 14 de novembro, após o nascer da Lua no horizonte leste, com o avançar das horas, a Lua estará cada vez mais alta no céu e a impressão de uma “grande” Lua não será tão evidente. "

 

Confira a previsão da nebulosidade e chuva para a visualização da Super Lua de novembro de 2016

 

Quando ver a Super Lua em 13 de novembro de 2016?

 

Será que você consegue passar madrugada do dia 13 de novembro em claro ou acordar mais ou menos 1 hora antes do sol nascer?

 

 

Tente ver a Super Lua ao anoitecer do dia 13 de novembro, depois do por do sol. É mais fácil do que de madrugada e é o terceiro melhor momento do espetáculo!

 

 

Quando ver a Super Lua em 14 de novembro de 2016?

 

O fim da madrugada do dia 14 de novembro será o segundo melhor momento para apreciar a Super Lua. Mas é como no dia 13: ou passa a madrugada em claro, ou acorda uma hora antes do nascer do sol. Você decide!

 

 

O momento mais sensacional, o ponto alto do evento da Super Lua de 2016: anoitecer de 14/11/16

 

 

 A hora boa para fotografar

O professor Marcos Calil orienta a melhor hora para fotografar a Super Lua

"Esse será um belo momento para contemplar e fotografar a Lua. Por estar muito próxima da linha do horizonte e com a ocorrência do fenômeno da Super Lua, teremos a impressão que o nosso satélite natural irá se pôr e nascer com tamanho aparente maior que o convencional. Para a situação de observar a Lua no amanhecer de13 e de 14 de novembro é importante ressaltar que o observador deverá ter um horizonte oeste livre da interferência de prédios, árvores, montanhas ou qualquer objeto que impede a contemplação desse horizonte. A mesma recomendação é aplicada para o anoitecer dos dias 13 e 14 de novembro, quando o observador deverá ter um horizonte leste livre da interferência de objetos que impedem a contemplação desse horizonte."

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

0mm / 0%