Semana chuvosa e seus riscos

14/11/2016 às 02:51
por Leandro Bellato

Atualizado 14/11/2016 às 02:59

Oferecimento
A chuva persistente sobre o Sudeste nesta semana pode expor as pessoas a perigos e doenças

Um sistema de baixa pressão atmosférico se desloca pelo Sudeste e durante a semana ele atua também sobre o sul da Bahia, propiciando condições favoráveis à ocorrência de chuva persistente, que resulta em grandes acumulados volumétricos de chuva. Para o norte e leste de Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo a previsão é de que a chuva acumulada chegue a 100mm nesta semana, superando 150mm no norte do Rio e sul do Espírito Santo. Durante o fim de semana a chuva volumosa já causou transtornos, como transbordamentos de rios e córregos, alagamentos de vias e deslisamentos de terra. 

 

Chuva prevista para esta semana.

 

Principalmente nas áreas urbanizadas a população está sujeita a graves ameaças com as chuvas volumosas, especialmente para quem mora nas proximidades de rios e córregos, na encosta de morros ou em moradias com deficiências estruturais. Nestas e em outras áreas de risco, os residentes devem ficar atentos ao nível de rios e córregos e a sinais que podem indicar problemas estruturais nas residências, como o surgimento de novas rachaduras. Em muitos locais já há planos de remoção das pessoas das áreas de risco, geralmente formulados e praticados pela Defesa Civil Municipal, cujo telefone de emergências é o número 199. É possível que a Defesa Civil local também possa vistoriar alguma área para determinar se é necessária ou não a remoção dos residentes e instruir melhor a população sobre como se precaver e como obter ajuda caso seja necessário.

 

É importante evitar o contato com a água das enchentes sempre que possível, porque muitas vezes a água está em contato com esgotos e dejetos industriais ou rurais, podendo estar contaminada com micróbios capazes de transmitir hepatite, meningite, leptospirose, salmonela, disenteria, diversos tipos de viroses e parasitoses, causar dermatites ou, inclusive, levar à intoxicação química. Além disso, obviamente, se o nível da água estiver elevado pode causar afogamento, mesmo para pessoas experientes em natação, porque em ambiente urbano a água encobre objetos e obstáculos submersos, aos quais as pessoas podem se prender acidentalmente ou se ferir. 

 

Esta chuva volumosa, no entanto, tem muitos pontos positivos, pois potencialmente contribui para a recuperação dos reservatórios de água da região e também ajuda a umidificar os solos produtivos, quando se consideram interesses agrícolas. A partir do próximo fim de semana as chuvas tendem a ser menos frequentes e intensas na maior parte do Sudeste, principalmente nas áreas anteriormente mais afetadas. 

 

Tempo bem mais seco a partir do fim de semana

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%