Balanço da chuva de novembro no BR

30/11/2016 às 17:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Como será a primeira quinzena de dezembro?

Novembro de 2016 deu motivos suficientes para entrar no caderninho de anotações especiais dos meteorologistas. Além dos vários eventos de frio acentuado, com temperaturas consideravelmente abaixo da média para o mês, a chuva de novembro 2016 foi muito especial.

A chuva voltou volumosa sobre os estados do Sudeste, da maioria das áreas do Centro-Oeste, em grande parte da Região Norte e também sobre muitas regiões da Bahia, no centro-sul do Maranhão e do Piauí.

No Sul, o maior beneficiado com a chuva de novembro foi o Rio Grande do Sul. A falta de chuva no Paraná causou problemas para a agricultura.

  

Confira o balanço da chuva de novembro nas capitais da Região Sudeste

 

 Por causa da chuva de novembro, a maioria das áreas do Brasil entra em dezembro com grande disponibilidade de água no solo, o que evita a propagação de incêndios naturais.

 

 

A chuvarada de novembro de 2016 foi um dos efeitos positivos da La Niña sobre o Brasil. A La Niña é um fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado por um resfriamento acima do normal das águas do oceano Pacífico Equatorial. É o oposto do El Niño.

E o que esperar para dezembro? Pelo menos a primeira quinzena do mês será marcada por grande concentração de umidade e de chuva sobre os estados da Região Centro-Oeste e do Sudeste. Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim.