Novo alerta para o RJ

01/12/2016 às 11:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/12/2016 às 15:05

Oferecimento
Entenda como o tempo muda nos próximos dias

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o estado do Rio De Janeiro e a chuva diminuiu muito. A quinta-feira amanheceu até sem chuva em várias áreas fluminenses, apesar da grande quantidade de nuvens. O sol reapareceu pela manhã na capital fluminense, mas junto de muita nebulosidade.

Com a diminuição da chuva, o nível dos rios baixou. Pelas observações do INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, todos os rios monitorados estavam na situação de "vigilância".

 

 

No decorrer desta quinta-feira, todo o estado do Rio de Janeiro permanece com muita nebulosidade, ma pouca chuva. O sol pode aparecer entre muitas nuvens especialmente no Grande Rio, na região dos Lagos, na Costa Verde e no Sul Fluminense.

Com o sol fraco e a presença de vetos frios de origem polar, a temperatura segue amena.

 

Trégua da chuva

A chuva dá uma trégua ao estado do Rio de Janeiro nesta sexta-feira. A previsão é de um dia com sol e algumas nuvens, mas quase todas as regiões fluminenses terão um dia com tempo seco, sem chuva. O Sul Fluminense por ter pancadas de chuva. Como o ar está muito úmido, pode haver formação de névoa úmida e até nevoeiro em várias áreas do estado. Os dois fenômenos podem deixar o céu nublado no começo da manhã. Grande Rio pode ter névoa ao amanhecer.

A temperatura sobe com a presença do sol em grande parte do dia, mas a madrugada da sexta-feira ainda amena, com sensação de frio nas cidades serranas.

 

 

Fim de semana é de alerta

A população do estado do Rio de Janeiro, especialmente das Regiões Serranas e da Costa Verde, deve ficar muito atenta às condições do tempo no fim de semana. A chuva vai aumentar novamente e volta a cair forte e volumosa, com risco de raios e de rajadas de vento. O perigo de enchentes, alagamentos e de deslizamento de terra aumenta porque a chuva do fim de semana vai cair sobre o solo que já está encharcado e sobre rios que estão com nível alto.

As áreas de instabilidade se intensificam por quase toda a Região Sudeste do Brasil por causa da passagem de um cavado e de uma área de baixa pressão atmosférica. Além disso, durante o domingo, a passagem de uma frente fria ao largo do litoral de São Paulo vai colaborar para a intensificação da instabilidade.

Estas áreas de instabilidade devem provocar chuva sobre o estado do Rio de Janeiro também em parte da segunda-feira, 5 de dezembro.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%