Fatos importantes da Astronomia em 2016

08/12/2016 às 15:29
por Josélia Pegorim

Descobertas que ajudam conhecer a Terra

Durante o ano de 2016 ocorreram vários eventos astronômicos muito importantes e que vão contribuir para o avanço do conhecimento do ser humano sobre o universo e sobre a origem da vida na Terra.

Talvez o fato científico mais importante de 2016, e em décadas de pesquisa, seja a detecção de ondas gravitacionais no espaço, em fevereiro, que comprovam o que foi previsto teoricamente pelo cientista Albert Einstein há um século. Foi um fato histórico! Na sua Teoria da Relatividade, Einstein afirmou que qualquer evento cósmico que cause perturbação no espaço-tempo, suficientemente forte, pode gerar ondulações gravitacionais que se propagam pelo espaço.

As ondas gravitacionais surgiram do choque entre dois buracos negros.

Em março, uma sonda espacial lançada por cientistas europeus e russos foi enviada para Marte, para buscar sinais de vida no planeta vermelho. Anteriormente já havia sido descoberto gás metano na atmosfera de Marte, que é um do elementos associados com a possibilidade de existência de vida. Mas houve um grave acidente com esta sonda.

Em junho, a sonda Juno fez um rasante sobre a superfície de Júpiter e tirou as mais sensacionais fotografias do planeta, inclusive de sua "marca registrada", a grande mancha avermelhada que gira no sentido antihorário.

O astrônomo amador e divulgador científico Cristian Westphal, do canal Ciência e Astronomia (facebook.com/cienciaeastronomia), comenta sobre alguns fatos astronômicos que foram destaque em 2016. Saiba porque 2 de dezembro é considerado o Dia Nacional da Astronomia.