Mais duas frentes frias para fechar 2016

22/12/2016 às 19:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Análise da chuva no BR até o inicio de janeiro

Chuvas volumosas estão ocorrendo por todas as Regiões do Brasil desde o início de dezembro. O calor e grande disponibilidade de umidade no ar estão facilitando a ocorrência das pancadas de chuva cada vez mais frequentes por todo o país. Na última semana da primavera, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ganhou força aumentando muito a chuva sobre o Norte e parte do Nordeste do Brasil.

A última frente fria que conseguiu chegar ao Sudeste e ao sul da Bahia foi a do fim da primeira quinzena de dezembro que, além de estimular chuvas intensas no centro-sul do país, provocou uma acentuada queda da temperatura. O ar polar desta frente fria, apesar de forte, se afastou rápido do país e a temperatura voltou a subir nos últimos dias.

O mapa abaixo mostra a estimativa da chuva sobre o Brasil para 15 dias, até 6 de janeiro

 

 

Duas frentes frias fecham 2016

Mais duas frentes frias vão chegar ao Brasil até o fim de 2016. A primeira avança pelo litoral do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 23 de dezembro, mas se afasta para alto-mar antes de chegar a São Paulo.

A segunda frente fria começa a influenciar o Sul do país no dia 26 de dezembro e terá força para chegar ao litoral de São Paulo e do Rio De Janeiro entre os dias 28 e 29 de dezembro. Esta frente fria vai estimular chuvas fortes sobre muitas áreas do Sudeste.

No Nordeste, a influência de um sistema de alta pressão vai reduzir novamente as condições para chuva.

 

Mas ainda tem muita chuva reservada para o Brasil nestes últimos dias de 2016 e para janeiro de 2017. A meteorologista Josélia Pegorim faz um panorama de como a chuva vai ocorrer sobre o país até o começo de janeiro.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%