Previsão para o Ano Novo

28/12/2016 às 15:57
por Angela Ruiz

Atualizado 30/12/2016 às 21:58

Oferecimento
Saiba onde vai chover na virada

2016 vai terminar com a cara do verão: sol, calor e pancadas de chuva por quase todo o Brasil. Vem aí o fim de semana da grande virada! Último sábado de 2016 e primeiro domingo de 2017! 

O calor intenso ganhou destaque nos últimos dias de 2016 e muita gente anda torcendo para chegar uma frente fria forte e por a temperatura no lugar. Será que vem frente fria por aí? Calorão e temporais andam juntos, mas ninguém quer chuva na hora da festa!

Veja como fica a previsão especial para o Réveillon 2017 com Paula Soares!

 

 

 

Região Sul

 

Na Região Sul, a influência de áreas de baixa pressão  atmosférica e o fluxo de umidade que desce de áreas tropicais do país mantém as condições para a formação de nuvens carregadas. Por isso, o tempo fica instável, com muita chuva no último dia do ano no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. 2016 vai terminar com risco de temporais a partir da tarde no Paraná.

O risco de chuva na hora da virada é alto em todo o litoral de Santa Catarina e especialmente em Florianópolis. Mas, não dá para descartar também a ocorrência de pancadas em Curitiba e Porto Alegre

No dia 01 de Janeiro, uma frente fria avança pelo litoral da Região Sul e se junta com as áreas de instabilidade no interior do continente. O sol aparece no Sul do Brasil, mas as nuvens carregadas continuam se formando. Os meteorologistas da Climatempo  alertam para o risco de temporais nos três estados.

 

Região Sudeste

 

A Região Sudeste tem sol forte e calorão no dia 31 de dezembro. Pancadas de chuva estão previstas a partir da tarde e o início de noite em todo o estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, na Zona da Mata Mineira, no Sul de Minas, na serra e no sul do Rio de Janeiro

A festa de réveillon na cidade do Rio De Janeiro é uma das mais famosas e esperadas do planeta! E o tempo vai ajudar! Apesar do risco de chover forte entre o fim da tarde e o começo da noite, a virada para 2017 será com tempo firme, sem chuva. Todo o litoral do RJ e do ES terá tempo firme no réveillon. Noite quente e sem chuva também para Vitória e Belo Horizonte. Em São Paulo tem uma pequena possibilidade de chuva, mas se ocorrer não será em toda a cidade e nem vai se prolongar por muito tempo.

2017 começa sem chuva no Espírito Santo,  no norte do estado do Rio de Janeiro e no centro-norte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. Nas demais áreas do Sudeste, o primeiro dia do ano de 2017 será com predomínio de sol, calor aumento de nuvens e pancadas de chuva típicas do verão à tarde e à noite, podendo chover forte.

 

Região Centro-Oeste

 

O ano de 2016 termina com muito calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todo o Centro-Oeste. No noroeste de Mato Grosso, na divisa com Rondônia, e no sul de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai, o dia 31 de dezembro será com muitas nuvens e pode chover várias vezes, desde a madrugada.

Nas capitais, a maior chance de chuva na passagem para 2017 é em Cuiabá e em Campo Grande

No domingo, primeiro dia do novo ano a previsão é de bastante calor no Centro-Oeste com temperaturas altas.  Pancadas de chuva com raios devem ocorrer à tarde e à noite em quase toda a Região. Pode chover forte, mas em geral a chuva será rápida. Ainda de madrugada e pela manhã pode chover forte em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, incluindo a área de Cuiabá,  mas o sol aparece no decorrer do dia. Depois esquenta e à tarde voltam a ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de descargas elétricas. O ano de 2017 começa com tempo seco no norte de Goiás.

  

Região Nordeste

 

2016 termina com muito sol, calor e pouca chuva no Nordeste. Só deve chover no dia 31 de dezembro no norte do Ceará, do Piauí e por todo o estado do Maranhão. Pode chover rapidamente de manhã no litoral sul da Bahia, mas o sol aparece o dia todo.

Na hora da virada, o risco de chuva é alto em Natal, Fortaleza e em São Luis

2017 começa sem chuva em Sergipe, no interior de Alagoas, na maior parte da Bahia, no centro e oeste de Pernambuco, no centro-sul do Piauí e no extremo sul do Maranhão. Pancadas de chuva rápidas e passageiras acontecem na região de Salvador e no litoral norte da Bahia, no litoral de Alagoas, no litoral e agreste de Pernambuco e da Paraíba. A instabilidade aumenta no norte do Nordeste e várias pancadas de chuva devem ocorrer sobre o Rio Grande do Norte, no Ceará, no norte do Piauí e sobre o Maranhão. Nestas áreas, mesmo com a presença do sol chove a qualquer hora do dia.

 

Região Norte

 

Em quase toda a Região Norte, 2016 termina com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Pode chover forte. Apenas o centro-leste e o sul do Tocantins passam o último dia de 2016 com muito sol e pouca chance de chuva. O risco de chover na festa de ano novo é alto em quase todas as capitais. A chance de chuva é baixa só em Palmas, capital do Tocantins. 

O primeiro dia do Ano Novo começa sem chuva em Palmas e no centro-leste e sul do Tocantins. As demais áreas da Região Norte entram em 2017 com muitas nuvens, ar abafado e chuva. O alerta é para chuva forte.

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

21°
min

32°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

13°
min

25°
max

0mm / 0%