Pirajuçara transborda em São Paulo

16/01/2017 às 14:21
por Josélia Pegorim

Atualizado 16/01/2017 às 21:51

Oferecimento
Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

Com o retorno da chuva forte sobre a Grande São Paulo, o nível dos rios e córrego voltou a subir. O córrego Pirajuçara, na zona oeste, transbordou por volta das 21h30, segundo a medição do

SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo.

 

Por volta das 21h30 chovia em praticamente toda a região da capital paulista.  A chuva prossegue por mais algumas horas.

 

Chuva forte no litoral

Fortes áreas de chuva que passaram sobre a Grande São Paulo avançaram em direção ao litoral paulista deixando o tempo muito instável na tarde desta segunda-feira, 16, nas cidades da Baixada Santista e do litoral norte.

De acordo com o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais, em apenas 3 horas choveu mais de 40 mm em vários locais.

 

 

 

Confira alguns volumes de chuva registrados pelo CEMADEN

 

Acompanhe no Facebook

 

 

No litoral sul, a chuva caiu muito forte depois das 17h. Na região de Peruíbe, na região do Jardim Veneza, o CEMADEN registrou quase 51 mm de chuva em 1h, entre 17h50 e 18h50. No mesmo período choveu cerca de 30 mm em Itanhaém (São Fernando).

 

 

 


Grande SP

Áreas de instabilidade que estão sobre o estado de São Paulo continuam deixando muita nebulosidade sobre a Grande São Paulo na noite desta segunda-feira. A chuva intensa foi para o litoral, mas não dá para descartar a possibilidade de que outras áreas de chuva avancem do interior para a Grande São Paulo ou que voltem a se formar sobre a própria região da Grande São Paulo.

 

A temperatura nesta segunda-feira  chegou aos 29,2°C no Mirante de Santana, na zona note da cidade de São Paulo, conforme medição do Inmet.

 

 

Às 17h55, apesar da grande quantidade de nuvens,  apenas chuvas fracas eram observadas sobre a Grande São Paulo.

Às 13h55, os radares Climatempo-USP detectavam chuva sobre vários municípios no norte e no leste da Grande São Paulo.  Chuvas moderadas caíam sobre Francisco Morato, Franco da Rocha e Caieiras,  áreas onde choveu muito ontem. Chuva moderada a forte era observada em parte da zona norte da capital. Chuva moderada também era observada em Mogi das Cruzes.

 

Nível do rio Tietê preocupa

O nível do rio Tietê em Mogi das Cruzes (Estaleiro) baixou para a cota de atenção às 17h30 e deve continuar baixando nas próximas horas, pois a chuva deu uma trégua. Mas não dá para baixar a guarda. A situação exige muita atenção porque ainda pode chover à noite e há previsão de mais chuva para amanhã e que pode ser forte.

No início da tarde desta segunda-feira, com pouco mais de 1 hora de chuva, o nível do rio Tietê em Mogi das Cruzes (Estaleiro) voltou para o nível de alerta às 14h40, segundo o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações do Estado de São Paulo. Às 13h55, o nível era de atenção, depois de ter estado em alerta no começo da manhã desta segunda-feira.

 

Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP no seu computador e pelo celular. Saiba para onde a chuva forte está se deslocando.

 

 

Mais chuva

A previsão é que a chuva aumente e se espalhe sobre a Grande São Paulo no decorrer da tarde e na noite desta segunda-feira. Pode voltar a chover forte em diversas áreas da capital e da Grande São Paulo, elevando o risco de transbordamento de córregos e rios e também de alagamentos e de deslizamento de terra.

 

As áreas de instabilidade que estão sobre o estado de São Paulo vão continuar muito ativas nesta terça-feira provocando mais chuva sobre todas as regiões do estado. Pode chover forte.

 

São Paulo teve recorde para janeiro

Entre 10h do dia 15 e 10h do dia 16 de janeiro de 2017, o Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo, recebeu 115,0 mm de chuva. Este foi o maior volume de chuva em 24h desde maio 2005, quando choveu 140,4 entre os dias 4 e 5 de maio de 2015, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Para janeiro, o volume de chuva que caiu entre o domingo e esta segunda-feira no Mirante foi o segundo maior em 68 anos, perdendo apenas para os 127,4 mm registrados entre 11 e 12 de janeiro de 1949.

 

Confira mais informações sobre a chuvarada do fim de semana

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%