ZCIT aumenta a chuva em parte do NE

18/01/2017 às 15:53
por Redação

Atualizado 19/01/2017 às 00:04

Oferecimento
Recorde de calor em João Pessoa (PB)

Recorde de calor em João Pessoa (PB)

A tarde do dia 18 de janeiro foi a mais quente do ano em João Pessoa, capital da Paraíba. A temperatura máxima foi de 32,6°C pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 32,4°C nos dias 14 e 12 de janeiro.

 

Chuva aumenta no Nordeste

Nesta quinta-feira (12), as nuvens carregadas da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical se aproximam da costa norte do Nordeste. São esperados volumes altos de chuva no Maranhão, Piauí e Ceará. A chuva já pode começar pela manhã e não tem hora para parar. A situação é de alerta porque a chuva será persistente, segundo os meteorologistas da Climatempo.

 

Observe que o mapa abaixo mostra que o acumulado de chuva pode passar dos 100 milímetros em diversas localidades do Maranhão, Piauí e Ceará até segunda-feira (23).  

 

 

Já, o interior da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco estão sob a influência do ar mais seco que impede o crescimento de nuvens de chuva. Toda faixa leste do Nordeste, terá chuva passageira. 

 

Na sexta-feira (13), o tempo não muda muito. Todo Maranhão ainda fica sujeito a chuvas fortes a qualquer hora do dia, inclusive a capital São Luis.  Só não deve chover no centro-sul da Bahia e áreas de sertão de Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Sol e muito calor com chuva passageira na faixa litorânea entre Ilhéus e Natal.

 

No fim de semana as condições de chuva são altas na maioria da região Nordeste. Porém, a faixa leste da região será menos privilegiada com chuva.

 

ZCIT – Zona de Convergência Intertropical

 

A chuva no Ceará, Maranhão e Piauí está associada com a proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical. Este é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil e é responsável por grande parte da chuva que ocorre nestes estados.

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

29°
max

30mm / 90%

João Pessoa - PB

25°
min

32°
max

20mm / 90%