Risco de chuva forte no RJ

02/02/2017 às 23:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva se espalha sobre o estado

Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o Rio De Janeiro e provocaram temporais na quinta-feira, 2 de fevereiro em várias locais.

Estas áreas de instabilidade continuam sobre o estado do Rio nesta sexta-feira e voltam a se intensificar provocando mais chuva especialmente à tarde e à noite. A sexta-feira será abafada, com muitas nuvens e com previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Todo o estado do Rio de Janeiro estará sujeito a chuvas fortes. Há risco de raios e de ventos fortes.

Veja detalhes da previsão para a cidade do Rio de Janeiro

 

Fim de semana

O primeiro fim de semana de fevereiro também será com tempo bastante instável no estado do Rio de Janeiro. As pancadas de chuva poderão ser fortes ainda especialmente à tarde e à noite.

 

 

Chuva à vista

 Calor no Rio de Janeiro tem até demais, mas faltava uma melhor distribuição de umidade que permitisse que as nuvens carregadas se formassem por todo o estado e não ficassem concentradas no sul fluminense, como aconteceu durante quase toda a segunda quinzena de janeiro de 2017.

As nuvens carregadas não estavam se formando com frequência sobre o norte do estado do Rio e nem na região dos Lagos e no Grande Rio por causa da forte atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Como todo sistema da alta pressão atmosférica, a ASAS inibe a formação e o crescimento de grandes nuvens.

 

Sai ASAS e entre baixa pressão

Uma grande mudança no tempo começou a ocorrer nesta quinta-feira e áreas de instabilidade voltaram a se espalhar sobre o estado do Rio de Janeiro. Nuvens carregadas cresceram também no norte do estado.

O que mudou? A diferença agora é que a ASAS não está mais atuando forte sobre o Sudeste e vai continuar afastada do Brasil por vários dias.

 

Entenda como funcionam as altas e baixas pressões atmosféricas

 

No lugar de uma alta pressão, o Rio de Janeiro, e também Minas Gerais e o Espírito Santo vão passar vários dias sob a influência de baixas pressões marítimas e de circulações de vento ciclônicas (cavados). Baixas pressões e cavados ajudam a formar muitas nuvens e chuva.

Muita chuva está sendo esperada para o RJ nos próximos dias. As pancadas serão frequentes e podem ser fortes.

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%