Chuva fica escassa no Centro-sul do BR

06/02/2017 às 18:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Situação nos próximos dias é oposta a janeiro

Os estados da Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul tiveram um mês de janeiro com muita chuva. O volume de chuva acumulado ficou bastante acima da média normal em muitos locais.

O mapa mostra a anomalia (diferença em relação à média) da chuva de janeiro no Brasil. Os tons de azul representam chuva acima da média.

 

 

 

Em particular na segunda quinzena de janeiro de 2017, a persistência de áreas de baixa pressão atmosférica e de circulação ciclônica em níveis médios e baixos da atmosfera forçaram a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade sobre São Paulo, o Sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul e também sobre o sul do Rio De Janeiro e sobre o sul de Minas Gerais. Estas regiões passaram muitos dias consecutivos com nuvens carregadas que provocaram temporais frequentes.

 

Entenda o que faz uma alta pressão e uma baixa pressão atmosférica

 

Nos próximos 10 dias a situação será oposta no centro-sul do Brasil. Um grande sistema de alta pressão atmosférica vai predominar sobre o centro-sul do Brasil reduzindo a chuva.

Os mapas mostram a estimativa de chuva para o Brasil para o período de 7 a 11 de fevereiro e de 12 a 16 de fevereiro de 2017.

 

 

 

 

No vídeo, a meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a redução da chuva no centro-sul do Brasil nos próximos 15 dias e explica porque isto vai ocorrer.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

17°
min

28°
max

0mm / 0%