BH: 44% da chuva do mês em 6 dias

06/02/2017 às 10:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/02/2017 às 21:14

Oferecimento
Áreas de instabilidade persistem sobre MG

44% da chuva de fevereiro em 6 dias

Entre 10h do dia 5 e 10h do dia 6 de fevereiro, o INMET registrou 56,4 mm na estação meteorológica de Santo Agostinho. Este foi o maior volume de chuva em 24 horas deste ano até agora neste local de medição em Belo Horizonte.

Em seis dias, já choveu 90,4 mm neste local da capital mineira, o que corresponde a 44% da média de chuva para fevereiro que é de aproximadamente 206 mm. Durante todo o mês de janeiro choveu 107 mm e o mês terminou com 61% de chuva abaixo a média.

 

 

Mais chuva esta semana

As pancadas de chuva vão continuar ocorrendo sobre a Grande BH esta semana. Além do ar quente e úmido que já está sobre Minas Gerais, a circulação dos ventos em níveis médios da atmosfera ajuda a concentrar a umidade sobre Minas. Assim, as nuvens carregadas se formam facilmente.

Estas condições de muita umidade, ar abafado e a circulação de ventos favorável para a formação de nuvens carregadas vão persistir sobre Minas Gerais durante toda a semana. Temporais podem ocorrer na Grande Belo Horizonte e em vários locais do centro, oeste e leste de Minas Gerais até o fim da semana.

 

Confira a estimativa de chuva para o Brasil para 15 dias

 

Segunda madrugada mais fresca do ano em BH

Em Belo Horizonte, a madrugada de 6 de fevereiro foi a segunda mais fresca do ano até agora. A temperatura mínima foi de 19,2°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde de menor temperatura em 2017 é 18,6°C no dia 8 de janeiro.

 

Dia de chuva

Várias áreas da região da Grande Belo Horizonte tiveram chuvas fortes na madrugada e começo da manhã desta segunda-feira, 6 de fevereiro, depois das fortes pancadas do domingo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), entre 8h do dia 5 e 8h do dia 6 de fevereiro, a região de Ibirité acumulou 74,8mm, Florestal 63,4 mm em Belo Horizonte, na região da Pampulha choveu 56,4 mm neste período.

 

A sequência de imagens de satélite mostra as nuvens carregadas que passaram sobre a Grande Belo Horizonte na madrugada desta segunda-feira, 6 de fevereiro.

 

 

 

Por causa do excesso de nebulosidade, a temperatura não atingiu marcas elevadas como na semana passada. A máxima em Belo Horizonte foi de 27,0°C, segundo o INMET.

As áreas de instabilidade que já estavam sobre a Grande BH no começo da manhã enfraqueceram, mas voltaram a provocar chuvas moderadas durante a tarde desta segunda-feira.

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

19°
min

26°
max

10mm / 90%