Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva aumenta sobre o Nordeste

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

Voltou a chover forte em áreas do Maranhão, do Piauí e do centro-oeste da Bahia. Os volumes de chuva acumulados em Imperatriz (MA) e em Ibotirama (BA) entre 10h do dia 7 e 10h do dia 8 de fevereiro ficaram entre os 10 maiores do Brasil neste período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

O ar úmido está concentrado sobre o Maranhão, Piauí e sobre o centro-oeste e o sul da Bahia. É nestas áreas que há maior formação de nuvens carregadas. Na imagem de satélite, as nuvens com maior potencial para chuva aparecem como manchas azuladas. O tom de marrom que predomina na porção leste do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o nordeste da Bahia indica pouca nebulosidade, pouca umidade e por isso a chance de chover é baixa.

 

 

 

Mas uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Nordeste, em diversos níveis da atmosfera, está sendo esperada para os próximos dias e vai fazer com que o ar úmido seja melhor distribuído por toda a Região. Isto vai permitir um grande aumento da nebulosidade também em áreas que estão secas e ensolaradas. As pancadas de chuva vão voltar a ocorrer e poderão ser fortes especialmente no interior dos estados. Pode chover forte até no sertão.

 

 

 

No vídeo é possível ver a projeção de como deve ficar a umidade sobre o Nordeste no próximo domingo, 12 de fevereiro. As áreas que estão com pouca umidade são representadas pelos tons de cinza e preto. O vermelho representa muita umidade.

 

 

 

 

 

O mapa mostra a projeção do volume de chuva para período de cinco dias, até 13 de fevereiro de 2017. Os tons de verde indicam volumes acima de 100 mm.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias