Fim do horário de verão

17/02/2017 às 16:25
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/02/2017 às 22:12

Oferecimento
Mas o verão continua

A partir da 00h deste domingo, 19 de fevereiro, termina o período do horário de verão no Brasil de 2017. Os relógios nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em 1 hora a partir da 00h do domingo.

Nos estados do Norte e do Nordeste não há necessidade de fazer este ajuste dos relógios, pois estas Regiões não adotaram o horário de verão.

 

 

 

Verão continua

Não confunda o fim do horário de verão com o fim do verão, a estação do ano. O que termina neste fim de semana é o horário de verão. A estação do ano, verão, começou no dia 21 de dezembro de 2016 e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29, pelo horário de Brasília.

O dia e o horário do início e fim das estações do ano são feitos por cálculos matemáticos astronômicos e podem ser conhecidos com muitos anos de antecedência. Estes cálculos, como os cálculos e observações meteorológicas não levam em conta o horário de verão.

 

O que muda na nossa vida com o fim do horário de verão?

Muitas pessoas sentem alguns incômodos no fim e no começo do horário de verão. A diferença de 1 hora nos relógios físicos, para mais ou para menos, altera o relógio biológico, o que causa um desconforto. É comum sentirmos mais sono de manhã cedo nos primeiros dias depois do fim do horário de verão.

Especialmente nos estados do Sul e do Sudeste, a partir deste domingo, 19, por volta das 6 horas da manhã, o dia já estará claro, o que não vinha acontecendo nos últimos dias.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, o sol nasce às 6h56 no sábado, 18, com o horário de verão. No domingo, 19, o sol nasce às 5h57, sem horário de verão.

 

Saiba mais sobre o Sol e outras estrelas no canal de Astronomia da Climatempo, Momento Astronômico

 

O que muda na previsão do tempo com o fim do horário de verão?

Nada! O horário de verão não interfere na previsão de chuva ou de sol, do dia da chegada de uma frente fria, de uma massa polar ou de uma área de baixa ou de alta pressão atmosférica.

Muitos meteorologistas não gostam do horário do verão porque causa uma certa confusão na cabeça quando fazem a previsão da temperatura. Os relógios mudaram no horário de verão, mas os dados meteorológicos continuaram sendo coletados no horário solar natural. Para dimensionar o aquecimento do ar e fazer a previsão das temperaturas, diariamente os meteorologistas já precisam ter bastante atenção com a hora do relógio em cada parte do país por causa dos fusos horários que existem no Brasil.

Durante o horário de verão, tudo fica um pouco confuso. A avaliação das temperaturas mínima e máximas do dia fica mais complicada.

O horário de verão é incômodo para o trabalho do meteorologista, mas não altera a previsão do tempo.

 

Por que o Brasil adota o horário de verão?

O horário de verão é adotado para economizar energia. A ideia é fazer com que as pessoas aproveitem mais a luz natural do sol, o maior número de horas de dia que se tem durante os meses de verão.

Com ou sem o horário de verão, nos estados do Sudeste, do Centro-Oeste e especialmente do Sul, número de horas de sol aumenta naturalmente nos meses de verão, pois é quando temos a maior diferença entre o horário do nascer e do por do sol.

Com o horário de verão, começamos a usar a luz artificial mais tarde e assim o pico de maior uso de energia elétrica é melhor distribuído diminuindo o risco de um colapso do sistema energético.

 

Quem determina o horário de verão?

O dia do começo e do fim do horário de verão não é determinado pelos meteorologistas e nem pelos astrônomos. O horário de verão é determinado pelo governo federal. O decreto número 6558, de 8 de setembro de 2008, determina que o horário de verão no Brasil começa sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro. Veja a o decreto aqui. Só o governo federal pode mudar o início e o fim do horário de verão .

 

Por que o Norte e Nordeste não entram no horário de verão?

Os estados do Norte e do Nordeste do Brasil não adotam o horário de verão porque o horário do nascer e do por do sol quase não varia no decorrer do ano nestas Regiões. Na maioria das áreas do Norte e do Nordeste, a hora do nascer e do por do sol nos dias de verão é quase igual à hora do nascer e do por do sol no inverno.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%