Chuva irregular no Sudeste

19/02/2017 às 12:07
por Marcelo Pinheiro

Atualizado 19/02/2017 às 23:17

Oferecimento
Alta pressão enfraquece esta semana

O sistema de alta pressão atmosférica em níveis médios da atmosfera (cera de 4000 a 5000m) começa a se desconfigurar no centro-sul do Brasil ao longo desta semana, permitindo a aproximação de frentes frias pela costa e a formação de algumas instabilidades nestes próximos dias.

A segunda e a terça-feira ainda serão dias ensolarados, de calor intenso e de pouca chuva em praticamente todo o Sudeste. De quarta-feira, 22, em diante o tempo quente e mais úmido predomina e nuvens se formam com mais facilidade sobre a Região. Durante a tarde são esperadas pancadas de chuva, típicas de verão, podendo ser fortes e vir até acompanhadas de raios e rajadas de vento. Estas pancadas ainda são pouco abrangentes e não muito duradouras.

Na sexta-feira a instabilidade atmosférica aumenta, sobretudo no estado de São Paulo, à medida que sistema de baixa pressão atmosférica se intensificar entre o litoral de Santa Catarina e de São Paulo. Com a proximidade desta baixa pressão e o abafamento, o risco de temporais vai aumentando no estado. Vale destacar que em Minas Gerais, o Rio De Janeiro e o Espírito Santo a temperatura permanece elevada e a chuva ainda deve ocorrer de forma pontual e de maneira bastante irregular nesta semana que antecede o Carnaval.  A imagem em destaque mostra a projeção dos modelos de previsão numérica do tempo para os próximos 5 dias na Região Sudeste.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%