Muito calor no PR e SC

20/02/2017 às 12:18
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Semana promete mudanças no tempo

O calor intenso ainda não vai dar trégua a Região Sul do Brasil neste início de semana. Uma forte massa de ar seco continua sobre o Paraná e Santa Catarina e afasta as condições de chuva nos dois estados. O sol forte e as altas temperaturas vêm predominando há vários dias, com registro de poucas pancadas de chuva.



Até a terça-feira (21) o tempo continua aberto, com poucas nuvens no céu, grande incidência de radiação solar e por isso muito calor. Porém, não há expectativa de novos recordes de calor como aconteceu no fim de semana.

Curitiba (PR) registrou no domingo (19), a maior temperatura do ano até agora com máxima de 33,7°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 
Recordes de temperatura em capitais 19/02/17
 
Municípios do Paraná e de Santa Catarina ficaram na lista das dez cidades mais quentes do Brasil neste domingo. Veja:


Somente o estado do Rio Grande do Sul vem recebendo mais pancadas de chuva. O tempo muito abafado tem favorecido a ocorrência de pancadas de chuva e temporais localizados no estado gaúcho. Ainda nesta segunda-feira (20) e terça, há novamente chance de chuva forte no Rio Grande do Sul.


Quando o tempo vai mudar? 

A partir de quarta-feira (22), a Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), que está barrando a entrada de frentes frias e as mudanças no tempo no Sul, começa a enfraquecer. As áreas de instabilidade vão voltar a se formar aos poucos sobre o Paraná, Santa Catarina e se intensificar no Rio Grande do Sul. 

Com o afastamento da ASAS, vamos ter a formação de novo cavado, uma baixa pressão atmosférica e até o avanço de uma nova frente fria. Todas essas mudanças vão permitir o aumento nas condições de chuva por toda a Região Sul

 

"O que vai acontecer é o aumento nas condições de chuva até o final da semana. Não dá para descartar o risco de temporais porque a atmosfera está muito quente sobre a Região", comenta a meteorologista Josélia Pegorim. 

Sem ar polar para refrescar

A frente fria que deve passar ao largo da Região Sul no final da semana será muito fraca, sem ar polar para refrescar. O calor intenso vai ter uma diminuição, inclusive nas capitais, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, mas em razão do aumento da nebulosidade e da chuva, não do avanço de massas polares. A sensação ainda será de ar abafado. 

Veja no AgroclimaPlantio do milho safrinha está atrasado

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%