Nordeste tem mais chuva esta semana

20/02/2017 às 15:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Recorde de temperatura em Aracaju

A semana começou com tempo mais instável no Nordeste do Brasil. As áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical ainda espalham nuvens bastante carregadas sobre o Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Mas uma mudança na circulação dos ventos sobre o Nordeste fez com que o ar úmido se espalhasse também pelo interior de outros estados nordestinos, o que permitiu a formação de nuvens carregadas e a ocorrência de fortes pancadas de chuva no interior da Paraíba e de Pernambuco.

 

 

Mas outra mudança importante na circulação de ventos ocorreu no leste do Nordeste fazendo com nuvens de chuva voltassem a se formar pelo litoral da Bahia, de Sergipe e de Alagoas.

Aracaju, capital de Sergipe, teve a sua primeira chuva em fevereiro e o maior volume acumulando em 24h este ano. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 10,6 mm entre 9h do dia 19 e 9h do dia 20 de fevereiro.

Cidades nordestinas estavam entre as que receberam a maior quantidade de chuva no Brasil neste período. Chuvas moderadas a fortes foram observadas na madrugada e manhã desta segunda-feira no litoral da Bahia. Em Ilhéus, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31,4 mm entre 4h e 9h. Em Maraú choveu quase 36 mm do começo da madrugada até o meio-dia.

 

 

 

As condições para pancadas de chuva continuam até o fim da semana por quase todo o Nordeste, tanto no litoral como no interior dos estados. Mas a chuva não será generalizada. Estas pancadas podem ser fortes e com raios, mas vão beneficiar pequenas áreas.

 

VCAN

O aumento da nebulosidade e das condições de chuva o leste do Nordeste está relacionado com a presença de um VCAN sobre o mar, na costa leste nordestina. O VCAN - vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera - é caracterizado por uma circulação de ventos no sentido horário (ciclônico). A parte central do VCAN, que inibe a chuva, vai avançar sobre o sul da Bahia, indo para o interior do estado no decorrer da desta terça-feira, 21.

 

 

 

Recorde de temperatura em Aracaju (SE)

Chuva e aumento da nebulosidade fizeram a temperatura baixar em Aracaju, capital de Sergipe. A madrugada de 20 de fevereiro foi a mais fresca do ano até agora, com temperatura mínima de 23,0°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era de 23,4°C, nos dias 9 e 10 de janeiro.

Aracaju poderá ter várias pancadas de chuva até o fim desta semana.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%