Março traz mais chuva para o BR

01/03/2017 às 16:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Análise para a primeira quinzena do mês

Fevereiro terminou devendo muita chuva para a maioria das áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil, onde normalmente a chuva é frequente neste mês. Faltou chuva no leste do Nordeste, mas fevereiro não é época de chuva nesta porção da Região.

 

 

Março é o último mês do verão e encerra a quadra mais chuvosa do ano especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas é também o pico do período de chuva na porção norte do Brasil, abrangendo o Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte.

O mês começa com intensificação de sistemas de baixa pressão atmosférica no Sul do país e a entrada de uma frente fria que deve conseguir chegar ao litoral da Região Sudeste. Isto vai estimular mais chuva sobre o Sul, sobre muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

Agroclima Pro: previsão climática específica para agricultura e pecuária

 

 

 

A Alta Subtropical do Atlântico Sul - ASAS - não terá uma influência tão extensa e forte no país, como ocorreu em fevereiro. A ASAS ganha força no começo de março entre a Bahia, o norte e leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, onde as condições de chuva diminuem.

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também atua na porção norte do Brasil pelo menos no começo de março.

 

Confira como a chuva será distribuída sobre o Brasil na primeira quinzena de março de 2017.