Tempestades à vista para o RS

07/03/2017 às 16:59
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Semana termina com outra frente fria

Os temporais deram uma pequena trégua ao Sul do Brasil, mas a semana ainda promete uma reviravolta no tempo, principalmente no Rio Grande do Sul.


Nesta quarta-feira (8), grande parte do Sul permanece com sol durante várias horas no dia e há previsão de algumas pancadas de chuva com raios pelo interior dos estados. Ainda será uma chuva localizada. Porto Alegre continua com sol e tempo firme. O ar polar que influencia a Região só provoca um resfriamento na madrugada, sem frio intenso.

Apenas o litoral de Santa Catarina, inclusive Florianópolis, e do Paraná ficam com bastante nebulosidade por causa dos ventos marítimos, que se vão trazer umidade para a costa. Pode chover a qualquer hora até com moderada intensidade.


Rio Grande do Sul entra em alerta na quinta-feira     
O tempo vai começar a mudar no Rio Grande do Sul na quinta-feira (9) com a aproximação de uma nova frente fria. Esta é a terceira frente fria da semana que passa pelo Sul do Brasil. Além disso, um novo sistema de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina, também vai contribuir para espalhar fortes áreas de instabilidade. 

Três frentes frias em uma semana 

Nas áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, a quinta-feira já será de alerta para temporais. Cidades gaúchas da parte central e do noroeste do estado também poderão ter chuva forte.

Na sexta-feira (10), o alerta é total. Todo o estado estará sujeito à tempestades desde cedo. A previsão é de chuva intensa e volumosa, com ventania e possibilidade de queda de granizo. A população do estado deve ficar atenta para o tempo severo e as orientações da Defesa Civil da sua região.

Com o deslocamento da frente fria, o oeste de Santa Catarina e do Paraná também terão temporais na sexta-feira.

Veja no mapa o grande volume de chuva estimado para o Rio Grande do Sul até o dia 12:


Veja também: 
Norte e Sul do Brasil terão chuvas mais volumosas

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%