Chuva diminui no Sudeste

09/03/2017 às 15:11
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Alta pressão predomina nos próximos dias

A recente passagem de uma frente fria ajudou a deixar o tempo mais instável na Região Sudeste do Brasil esta semana e temporais foram observados em áreas dos quatro estados.

Mas na tarde de 8 de março, cidades do Sudeste também ficaram na lista dos locais mais quentes e mais secos do Brasil, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Montalvânia, cidade mineira próxima da divisa com a Bahia, o nível de umidade no ar chegou a apenas 14%. Em Espinosa, na mesma região, o nível de umidade no ar baixou para 19%.

Na lista dos locais mais quentes no Brasil na tarde de 8 de março estavam São Romão, no noroeste de Minas Gerais, onde a temperatura máxima foi de 37,0°C, Barretos, no norte de São Paulo, e Arinos, de cidade de Minas que também fica próxima da divisa com a Bahia, que tiveram máxima de 36,5°C.

Tanto o aumento do calor em São Paulo e em Minas Gerais, como a redução da umidade no ar no norte mineiro estão relacionados com a intensificação de sistemas de alta pressão atmosférica sobre estas regiões. A alta pressão inibe o crescimento de grandes nuvens e a formação de grandes áreas de instabilidade, o que faz com que as condições para chuva diminuam. Com menos nebulosidade e menos chuva, o sol fica forte por mais tempo e o calor naturalmente aumenta.

A imagem de satélite mostra como estava a Região Sudeste às 13h desta quinta-feira, 9 de março. Na colorização usada, o tom de marrom indica pouca ou nenhuma nebulosidade. As nuvens aparecem como manchas amareladas, azuladas e verdes. De forma geral, a nebulosidade diminuiu sobre a Região Sudeste por causa da maior influência de sistemas de alta pressão atmosférica.

 

Mais calor e menos chuva

Nos próximos dias, o sistema de alta pressão que já observado entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul se expande sobre o Sudeste e aumenta sua influência sobre a Região. Isto vai fazer com a chuva diminua e o calor aumente em todos os estados do Sudeste. As pancadas de chuva ficarão escassas até o domingo e o calor vai aumentar. O ar fica mais seco e os níveis de umidade do ar poderão baixar para marcas entre 20% e 30% também no estado de São Paulo.

No penúltimo fim de semana do verão, o Sudeste fica mais quente e mais seco. Será um fim de semana de sol e de calor nas praias. O outono começa oficialmente no dia 20 de março às 7h29, hora de Brasília.

Confira mais informações sobre esta alta pressão atmosférica.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

0mm / 0%