Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva diminui no Sudeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    A recente passagem de uma frente fria ajudou a deixar o tempo mais instável na Região Sudeste do Brasil esta semana e temporais foram observados em áreas dos quatro estados.

    Mas na tarde de 8 de março, cidades do Sudeste também ficaram na lista dos locais mais quentes e mais secos do Brasil, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Montalvânia, cidade mineira próxima da divisa com a Bahia, o nível de umidade no ar chegou a apenas 14%. Em Espinosa, na mesma região, o nível de umidade no ar baixou para 19%.

    Na lista dos locais mais quentes no Brasil na tarde de 8 de março estavam São Romão, no noroeste de Minas Gerais, onde a temperatura máxima foi de 37,0°C, Barretos, no norte de São Paulo, e Arinos, de cidade de Minas que também fica próxima da divisa com a Bahia, que tiveram máxima de 36,5°C.

    Tanto o aumento do calor em São Paulo e em Minas Gerais, como a redução da umidade no ar no norte mineiro estão relacionados com a intensificação de sistemas de alta pressão atmosférica sobre estas regiões. A alta pressão inibe o crescimento de grandes nuvens e a formação de grandes áreas de instabilidade, o que faz com que as condições para chuva diminuam. Com menos nebulosidade e menos chuva, o sol fica forte por mais tempo e o calor naturalmente aumenta.

    A imagem de satélite mostra como estava a Região Sudeste às 13h desta quinta-feira, 9 de março. Na colorização usada, o tom de marrom indica pouca ou nenhuma nebulosidade. As nuvens aparecem como manchas amareladas, azuladas e verdes. De forma geral, a nebulosidade diminuiu sobre a Região Sudeste por causa da maior influência de sistemas de alta pressão atmosférica.

     

    Mais calor e menos chuva

    Nos próximos dias, o sistema de alta pressão que já observado entre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul se expande sobre o Sudeste e aumenta sua influência sobre a Região. Isto vai fazer com a chuva diminua e o calor aumente em todos os estados do Sudeste. As pancadas de chuva ficarão escassas até o domingo e o calor vai aumentar. O ar fica mais seco e os níveis de umidade do ar poderão baixar para marcas entre 20% e 30% também no estado de São Paulo.

    No penúltimo fim de semana do verão, o Sudeste fica mais quente e mais seco. Será um fim de semana de sol e de calor nas praias. O outono começa oficialmente no dia 20 de março às 7h29, hora de Brasília.

    Confira mais informações sobre esta alta pressão atmosférica.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias