Grande massa seca bloqueia frentes frias do Sudeste

27/06/2018 às 17:47
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Junho deve terminar sem grandes mudanças no tempo na Região

Uma grande massa de ar seco vem predominando sobre o Sudeste desde o início do inverno. Além do tempo seco, as temperaturas estão elevadas e o friozinho restrito apenas às madrugadas. Nos próximos dias, somente o Espírito Santo pode ter um pouco de chuva, mas quase toda a Região vai continuar com o tempo firme. 

 

Nesta quinta-feira (28), as temperaturas baixas da madrugada poderão favorecer a ocorrência de névoa e nevoeiro em áreas como o Grande Rio, a região serrana do Rio de Janeiro, a Grande São Paulo e o leste do estado. Nas primeiras horas do dia, o sol aparece forte e predomina, sem expectativa de chuva. 

 

Chama a atenção os baixos índices de umidade do ar que vêm sendo registrados no interior de São Paulo e em Minas Gerais. Na tarde desta quarta-feira (27), a umidade do ar caiu para 19% em Valparaíso e em Lins, no interior paulista e para 21% em Uberlândia e em São Romão, no estado de Minas Gerais.

 

Valores abaixo de 20% poderão se repetir nos próximos dias, especialmente no norte paulista e no Triângulo Mineiro. Muitas outras localidades dos dois estados, assim como do interior do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, poderão ter valores próximos a 30%. Qualquer índice de umidade do ar abaixo de 60% já é prejudicial à saúde, por isso a população precisa redobrar a atenção e não se descuidar da hidratação ao longo do dia. 

 

Foto: Nelson Pacheco. Monte Verde/MG.

 

Uma mudança na circulação dos ventos deve aumentar a umidade e favorecer a formação de nuvens sobre o Espírito Santo a partir da sexta-feira (29) e voltam a ocorrer pancadas de chuva no estado até o fim de semana. Porém, não há previsão de grandes acumulados de chuva. 

 

"A massa de ar seco que está sobre o Sudeste está funcionando como uma barreira impedindo a entrada de frentes frias e de ar polar sobre a Região. Por enquanto não há nenhuma frente fria à vista que possa trazer chuva para a Região", afirma a meteorologista Fabiana Weykamp. 

 

Veja também: 

Espírito Santo volta a ter chuva no final da semana 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%