Cuidados com a alimentação dos pequenos no verão

11/02/2016 às 14:25
por Redação

Atualizado 21/12/2016 às 15:37

Oferecimento
Eles gastam mais energia e algumas dicas podem ajudar!

Com a mudança da rotina no verão é preciso redobrar a atenção com a saúde das crianças


Quando chega o verão fica difícil manter a rotina das crianças. Sem hora certa para levantar ou ir dormir, os pequenos trocam as refeições e chegam até a pular algumas, o que não favorece em nada a saúde. Sem contar que, se depender deles, frutas, verduras e água, itens essenciais na estação, acabam sendo esquecidos.


Por isso, cabe aos pais e familiares manterem a atenção redobrada com a alimentação das crianças. Além da dica básica de tentar assegurar a rotina, com café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, é importante que os pequenos estejam sempre bastante hidratados. Sucos e muita água são essenciais, já que no verão eles não param um minuto e ainda gastam muita energia.

 

Nas refeições, dê preferência a alimentos leves. Ainda que seja um sacrifício para muitos pais convencer seus filhos a ingerir verduras, legumes e frutas, esses produtos têm características essenciais para o desenvolvimento dos pequenos. Alimentos que vão garantir energia redobrada, como massas, arroz com feijão e carne também estão liberados. Mas evite frituras e condimentos, como maionese, ketchup e mostarda.


As guloseimas não precisam ficar totalmente de fora do cardápio e podem ser consumidas com moderação e bom senso, mas jamais deixe a criança substituir uma das refeições por doces ou salgadinhos. Também vale a dica de nunca transformar a alimentação em uma guerra. É preciso tornar o momento agradável. Uma sugestão para os pais é apresentar os alimentos de uma forma lúdica, com o tempero correspondente à idade e com a capacidade de agradar sem deixar a qualidade nutricional de lado.

 

Com essas mudanças no dia a dia, as férias e o verão dos pequenos vão ser super saudáveis e cheias de momentos inesquecíveis!