CLIMA DE VIAGEM

SÃO PAULO / SP

por Redação

Oferecimento

Durante os meses de primavera e verão o que predomina em São Paulo são as tardes quentes e as pancadas de chuva que por vezes atrapalham, e muito, o deslocamento pela cidade. O guarda-chuva acaba sendo um item indispensável na mochila entre os meses de setembro e março.

A partir de abril as chuvas se tornam mais irregulares e as primeiras massas de ar polar mais significativas chegam a São Paulo e alguns dias mais frios já são registrados durante o mês. Entre junho e agosto as chuvas são menos frequentes e as temperaturas mais amenas, com temperatura máxima média entre 22°C e 23°C (fonte: Inmet). O tempo seco e as madrugadas mais frias favorecem o aumento de concentração de poluentes, principalmente durante o inverno.

 

O que fazer:

A maior cidade do país tem a oferecer várias opções de cultura, comércio e gastronomia. São Paulo é um lugar que pode ser visitado em qualquer período do ano devido às diversas opções de atividades presentes na capital paulista.

 

São Paulo possui mais de 400 museus, uma rápida busca na internet pode indicar qual o museu visitar dependendo do interesse do visitante. Dentre os mais famosos destacam-se o MASP – Museu de Arte de São Paulo, com seu vão de mais de 70 metros localizado na Avenida Paulista, a Pinacoteca na região central da cidade, o MAM – Museu de Arte Moderna no Parque do Ibirapuera e o Museu de Língua Portuguesa na Estação da Luz. Durante a noite as várias casas de show e teatros oferecem espetáculos ao longo de todo o ano.

 

Para quem deseja respirar um pouco de ar puro existem os parques do Ibirapuera, o Horto Florestal e o Zoológico de São Paulo com aproximadamente 3.200 animais. Para quem quer ver a cidade do alto basta dar uma passada no Edifício Itália e no antigo Prédio do Banespa.


Em São Paulo é possível também dar um passeio pelo mundo. O bairro da Liberdade é ideal para se aproximar um pouco mais da cultura japonesa e outras culturas asiáticas que vem se estabelecendo na região ao longo dos últimos anos. No bairro do Bixiga é possível conhecer um pouco mais da cultura e da gastronomia italiana. A cidade também oferece restaurantes com pratos típicos de várias nacionalidades.

 

Com várias opções, a melhor época do ano para visitar São Paulo acaba sendo baseada na data de um grande show ou evento que o visitante gostaria de participar.

 

Eventos que acontecem na cidade:

Reveillon - Realizado na Avenida Paulista no dia 31 de dezembro com vários shows e queima de fogos durante a virada do ano. As condições do tempo para o momento da virada acabam dependendo bastante da presença ou não de uma frente fria. Se não houver um sistema frontal atuando na região, as noites dessa época do ano costumam ser abafadas e favoráveis à observação dos fogos. Porém, se uma frente fria estiver passando pelo Estado, a maior umidade acaba formando muitas nuvens e por vezes provocando chuva.

 

Carnaval - Além dos desfiles das Escolas de Samba existem também os blocos de rua que animam o Carnaval de São Paulo, que acontece entre fevereiro e março. Tardes quentes, noites abafadas e pancadas de chuva no fim de tarde e no início da noite são frequentes nesse período do ano.

 

Parada do Orgulho LGBT - É a maior parada do tipo no Brasil, e ocorre no mês de junho. Evento sócio-político que reivindica os direitos aos LGBTs e ocorre geralmente no começo do mês de junho. As manhãs costumam ser um pouco frias, mas o sol costuma predominar e durante a tarde a temperatura fica amena. As chuvas são pouco frequentes nessa época do ano. Se uma massa de ar polar estiver atuando na cidade, o frio pode permanecer ao longo de todo o dia.

 

A prestação de serviços é a principal atividade econômica de São Paulo.

 

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL